Sinal misterioso que veio de Proxima Centauri não era o que parecia

sinal misterioso de proxima centauri

Ainda não são aliens: estranho sinal em Proxima Centauri tem origem muito inesperada!

Em dezembro de 2020, o projeto Breakthrough Listen, que procura sinais de vida inteligente animou muita gente ao captar um sinal inexplicável que veio da direção de Proxima Centauri.


O projeto focou sua atenção em Proxima Centauri porque esse sistema hospeda pelo menos um planeta que ainda por cima pode estar em uma zona habitável, onde as temperaturas são adequadas para a água líquida, e portanto poderia ter vida.

Isso aconteceu ainda em abril de 2019, quando foi captado um sinal misterioso de 982 MHz, que foi chamado de 'BLC1', mas quando os especialistas tentavam procurar explicações adicionais, a notícia vazou e muita gente se animou com a possibilidade de vida em Proxima Centauri.

Telescópio de Rádio Parkes na Austrália que captou um estranho sinal vindo da direção de Proxima Centauri
Telescópio de Rádio Parkes na Austrália que captou um estranho sinal vindo da direção de Proxima Centauri.
Créditos: A Cherney / CSIRO

E embora os cientistas envolvidos avisassem que era improvável que a primeira evidência de vida alienígena inteligente viesse justo da estrela mais próxima do nosso Sol, alguns entusiastas ainda tinham esperança, afinal essa parecia a evidência mais promissora desde o sinal Wow, em 1977.

Agora, no entanto, dois artigos publicados na Nature Astronomy mostram que a verdade pode ser um tanto decepcionante: Não apenas o sinal não é uma evidência de alienígenas em nosso quintal cósmico, como (e pra piorar para os esperançosos) o próprio sinal BLC1 nem mesmo foi causado por qualquer fenômeno astronômico natural até então desconhecido.

Aproximadamente 60 sinais parecidos com o BLC1 foram encontrados em outras direções e por outros telescópios. 


"Os sinais são espaçados em intervalos de frequência regulares nos dados, e esses intervalos parecem corresponder a múltiplos de frequências usadas por osciladores que são usados ​​em vários dispositivos eletrônicos", disse em comunicado a Dra. Sofia Sheikh, autora principal do artigo, da Universidade de Berkeley na Califórnia.

A Dra. Sofia Sheikh acredita que os sinais sejam múltiplas frequências de vários dispositivos eletrônicos do nosso próprio planeta, ou seja: seriam uma mistura de sinais e interferências que confundiram os equipamentos de detecção, e não um sinal de outro mundo.

Ilustração artística de Proxima Centauri b orbitando sua estrela
Ilustração artística de Proxima Centauri b orbitando sua estrela a 4,2 anos-luz de distância da Terra.
Créditos: ESO / M Kornmesser 

Acredita-se que a origem do sinal BLC1 seja mais complexa do que a maioria, já que ele parece ser uma mistura de vários sinais de radiofrequência do nosso próprio planeta.

"Este é, sem dúvida, um dos sinais mais intrigantes que vimos até agora, no entanto, é altamente improvável que seja realmente de um transmissor em Proxima Centauri", disse o Dr. Andrew Siemion, do projeto Breakthrough Listen.


O problema é que, provavelmente, ainda ouviremos muita coisa sobre esse misterioso sinal, afinal, quando um evento aparentemente sem explicação surge, e depois é desmentido, novas teorias de conspiração aparecem alegando que tudo não passa de mais uma tentativa das autoridades de encobrir os fatos, ou seja: embora o sinal pareça mesmo ter origem humana, ainda vai levar muito tempo até que todos aqueles que querem acreditar que ele veio de alguma civilização inteligente reconheçam que estavam errados. Sé é que farão isso algum dia.



Imagens: (capa-divulgação) / A Cherney / CSIRO / ESO / M Kornmesser / divulgação
08/11/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Que pena! Imagina a decepção dos caras. Descobrem um sinal promissor, vem toda aquela animação com a probabilidade de se ter finalmente encontrado um sinal de comunicação extraterrestre, de entrarem para a História como os responsáveis por detectar o primeiro contato e no final... era só um cara na esquina de baixo ligando pra pizzaria.
    Com a quantidade crescente de aparelhos que podem causar interferência, não vai demorar muito esse tipo de pesquisa só vai poder ser feita a partir de equipamentos no espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi um cara ligando para a pizzaria e descobriu que o número era da terraplanagem.

      Excluir
    2. Até que é uma boa ideia pra zoar terraplanista. Abrir algum negócio com nome temático, tipo "Pizzaria Terra Plana" ou "Domo Antártico Terraplanagem". Dá pra abrir uma "Ótica Planeta Convexo" pra zoar o inventor do ET Bilu, mas nem precisa, aquele cara já se zoa sozinho...

      Excluir
    3. E o entregador desta pizzaria seria um cosplay do ET Bilu?

      Excluir
  2. poxa que pena :/, já pensou eles entrarem para a historias como os primeiros homens a capitarem vida extraterrestre fora do planeta terra.

    ResponderExcluir