Tempestade Solar 'Canibal' Intensa chegou na Terra

Tempestade Solar 'Canibal' Intensa chegou na Terra

Com ventos solares assustadoramente rápidos, o plasma energizado lançado pelo Sol chegou rápido aqui na Terra, e os efeitos foram fortes

Na terça-feira, 02 de novembro, a mancha solar AR 2891 produziu uma explosão solar de radiação de classe M, mas foi o que veio depois que surpreendeu os cientistas. Duas Ejeções de Massa Coronal seguidas foram lançadas, na direção da Terra. E como se não bastasse, a segunda Ejeção de Massa Coronal era muito mais rápida e poderosa, fazendo com que ela alcançasse a primeira que havia sido ejetada pouco antes.


O resultado foi uma Ejeção de Massa Coronal Canibal, como chamam os cientistas. Para efeito comparativo, é como quando uma onda no mar alcança uma onda que está à sua frente, unindo força e tamanho criando uma única onda maior.


Por conta dessa "Ejeção Canibal", nessa quarta-feira, 03 de novembro, às 18h00 pelo horário de Brasília (21:00 UTC) tivemos o início de uma tempestade solar de classe G3 com duração de várias horas, com índices Kp (que mede a radiação da alta atmosfera) em nível 7 (sendo que vai de 1 à 9).

Índice Kp 7 da tempestade solar de 03 e 04 de novembro de 2021
Índice Kp 7 da tempestade solar de 03 e 04 de novembro de 2021.
Créditos: NOAA / SWPC Boulder

A intensa ionização no topo da atmosfera terrestre desencadeou efeitos diversos, como problemas de navegação GPS, indução magnética nas linhas de transmissão de energia, e claro, auroras boreais que puderam ser vistas até mesmo da Califórnia!

Aurora Boreal registrada na Califórnia em 04 de novembro de 2021 após tempestade solar canibal - Hongming Zheng
Aurora Boreal registrada na Califórnia em 04 de novembro de 2021 após tempestade solar canibal.
Créditos: Hongming Zheng

Os ventos solares chegaram a velocidades assustadoras de 1.100 km/s, ultrapassando até mesmo o nível de escala utilizado, que geralmente vai até os 800 km/s. Isso explica o fato da Ejeção de Massa Coronal ter chegado em apenas um dia, quando geralmente levam de 2 à 3 dias.


E lembrem-se: estamos apenas saindo de um mínimo solar, caminhando para o máximo solar do ciclo 25, esperado para acontecer entre 2024 e 2025. Até lá, o Sol ainda vai nos surpreender bastante.

Fiquem ligados!



Imagens: (capa-ilustração) / NOAA / SWPC Boulder / Hongming Zheng
04/11/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Maravilha!
    Com a nossa camada de ozônio toda esburacada, só faltava um trem desse pra se juntar com os poucos problemas que temos. Coronga, aquecimento global, desmatamento, poluição, crise econômica, e agora tempestade solar! O que mais falta? Meu time cair pra Série B? Oh não, é verdade, já caiu! Estamos é quase indo pra Série C!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta ainda a depressão econômica global para onde estamos caminhando.

      Excluir
  2. E pra piorar a situação temos o "nine" enchendo o saco com conversas pra boi dormir.

    ResponderExcluir