Tudo sobre o Eclipse Lunar de 19 Novembro 2021 - o mais longo em 1.000 anos!

eclipse lunar 19 novembro 2021

Está chegando um Eclipse Lunar parcial diferente, pois ele deixará a Lua avermelhada - quase uma 'Lua de Sangue'!

Na madrugada de 18 pra 19 de Novembro (quinta pra sexta-feira) acontecerá um Eclipse Lunar Parcial. Mas este não será um simples Eclipse Lunar Parcial. Ele é quase perfeito, e muita gente vai ficar de boca aberta ao olhar para o céu!


Aqui, preparamos essa matéria especial, explicando cada detalhe desse eclipse único - o mais longo Eclipse Lunar Parcial em mais de 1.000 anos!


Quando vai acontecer o Eclipse de Novembro?

O Eclipse Lunar Parcial acontece oficialmente no dia 19 de Novembro de 2021, isso se levarmos em conta o horário internacional ou horário de Brasília. Em algumas partes do mundo, ainda será dia 18 de novembro, por isso ele está sendo descrito como um Eclipse que acontece em 18 e 19 de Novembro de 2021.

O horário do Eclipse Lunar Parcial no dia 19 de Novembro será das 06:02 à 12:03 UTC, ou seja, das  03h02 à 09h03 pelo horário de Brasília. O máximo desse eclipse ocorre às 09:02 UTC (06h02 pelo horário de Brasília).



Será visível do Brasil!

O Eclipse Lunar Parcial de 19 de Novembro de 2021 poderá ser visto do Brasil, porém não no momento do ápice. Também poderá ser visto das Américas, norte da Europa, Ásia e Oceania, como mostra o mapa abaixo:

Mapa visibilidade Eclipse Lunar 19 novembro 2021
Mapa de visibilidade do Eclipse Lunar de 19 de novembro de 2021.
A região escura não poderá observar este eclipse.
Créditos: divulgação

No Brasil, veremos o Eclipse no alto da madrugada, antes do amanhecer de 19 de Novembro.


O mais longo em 1.000 anos

Este Eclipse Lunar Parcial terá uma duração total de 06h02m. Pra se ter uma ideia, o último Eclipse Lunar Parcial mais longo que tivemos foi em 18 de fevereiro de 1440, e o próximo só acontecerá em 08 de fevereiro de 2669!


Quase uma Lua de Sangue

Oficialmente, o Eclipse de 19 de novembro será Parcial, ou seja, quando a Lua passa pela penumbra da Terra (sombra menos escura da borda) e não pela umbra (sombra interna mais escura) projetada pela Terra.

Porém, este será um detalhe interessante: apesar da Lua não mergulhar completamente na umbra da Terra, ou seja, na sombra interna e mais escura (responsável pela coloração avermelhada dos eclipses), nosso satélite mergulhará quase que completamente nela, ficando apenas cerca de 1% na penumbra.

Diferença de eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral (2)
Diferença de eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral.
Créditos: divulgação

Com isso, a Lua ganhará uma coloração praticamente igual a da Lua de Sangue, com um fino disco esbranquiçado. Será quase um alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Lua.


Além disso, coincidentemente, o Eclipse Lunar de 19 de Novembro acontecerá praticamente junto com o pico da chuva de meteoros Leonidas. Isso significa que poderemos testemunhar o impacto na superfície da Lua, já que estamos passando por uma densa esteira de detritos.

Em 20 de janeiro de 2019, o astrofotógrafo Christian Frösclin, na Holanda, conseguiu registrar o brilho de um impacto na Lua, como vemos na imagem abaixo:

oto impacto eclipse 20-Jan-2019 Christian Fröschlin - Holanda
Foto mostra flash de impacto na Lua durante o eclipse de 20 de Janeiro de 2019.
Créditos: Christian Fröschlin

Quando a Lua está na fase Cheia, é praticamente impossível perceber flashes de impacto em sua superfície, pois seu brilho ofusca qualquer pequena luz criada pelo impacto.


Porém, a Lua estará passando pela sombra da Terra, e com isso, teremos a chance de observar algum impacto mesmo com a Lua na fase Cheia - isso é coisa que só um Eclipse Lunar pode nos proporcionar.


Ao Vivo - tudo sobre o Eclipse Lunar de 19 de Novembro de 2021

Esse Eclipse é tão espacial e tem tantos detalhes que hoje, 11 de novembro, teremos uma live em nosso canal no YouTube (que também estará disponível logo abaixo), explicando e tirando dúvidas sobre o Eclipse Lunar de 19 de Novembro de 2021.

A live terá início às 22h30 pelo horário de Brasília, e você poderá acompanhar aqui mesmo!


Para participar do chat, clique no vídeo para ser redirecionado(a) ao YouTube. aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho de notificações.

Além disso, teremos também uma transmissão ao vivo na noite do eclipse, mostrando tudo em tempo real pra vocês com visão de telescópio. Fiquem ligados!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / Christian Fröschlin / divulgação
11/11/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário