Foi um Impacto de Cometa que criou a cratera em SP

cratera colônia foi impacto de cometa

Com 3.6 km de diâmetro e 300 mt de profundidade a gigantesca cratera estava escondida em SP até pouco tempo atrás

Você provavelmente já ouviu falar da grande cratera de impacto que existe no município de Parelheiros, em São Paulo. Com seus 3.6 km de diâmetro e 300 mt de profundidade, ela é mesmo enorme e marca o impacto de um gigantesco objeto a menos de 40km da Praça da Sé, marco zero da cidade.


O impacto só foi sugerido no ano de 2013, sendo até o início da década de 1960, sequer sabíamos da existência da cratera, já que a vegetação a escondia. Mas agora, um novo estudo indica que o objeto causador dessa cratera não foi um asteroide, mas sim um cometa!

As pesquisas foram feitas pelo geólogo Victor Velázquez Fernandez, da USP, e os resultados saíram na revista Solid Earth Sciences.


Segundo o especialista, foram encontradas esférulas no interior da cratera, o que é muito incomum, já que geralmente esse material é encontrado nos arredores dessas formações.

Isso indica que as rochas do local foram tão fortemente aquecidas a ponto de serem pulverizadas e lançadas pra cima, caindo depois dentro da cratera. O Dr. Velázquez afirma que as esférulas não são todas esféricas, o que reforça a teoria de que essas partículas foram superaquecidas e lançadas na atmosfera.

Cratera de Colonia em São Paulo

A composição química do material também revela que o objeto muito provavelmente não era um asteroide, mas sim um cometa.

No local foram encontrados vestígios de materiais como silício, crômio, alumínio e níquel na borda da cratera, porém nenhum material consistente com o impacto de um asteroide foi detectado.

Os cientistas estimam que o possível cometa atingiu a região entre 5 e 36 milhões de anos atrás, causando devastação num raio de pelo menos 20 km. Agora, no final do ano de 2021, finalmente podemos confirmar com toda certeza que a Cratera de Colônia foi causada pelo impacto de um objeto extraterrestre.


Mesmo com esses novos resultados, os especialistas afirmam que ainda não é possível confirmar a hipótese do cometa, já que ainda não temos informações completas sobre esse impacto, como o tamanho do objeto, sua velocidade e ângulo do impacto, portanto novos estudos ainda são necessários.



Imagens: (capa-divulgação) / dvulgação
21/12/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Qual a origem dessas explosões solares? O que é responsável por isso??

    ResponderExcluir
  2. Esse cometa além de errar o alvo em 870 km, se atrasou em pelo menos 5 milhões de anos.
    Decepcionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo desenho o impacto caiu reto como pode isso??? Ele não deveria fazer um arrasto? Alguém sabe explicar?

      Excluir
  3. minha dissertacao de mestrado é sobre essa cratera e eu terminei em 1998. Portanto, as informacoes estao erradas a respeito de quando ela foi descoberta. Ja nos anos 70 e 80 os geologos ja haviam identificado

    ResponderExcluir