Ouça os estranhos sons gravados na lua de Júpiter Ganimedes

sons lua de Júpiter Ganimedes

O que você está prestes a ouvir parece que saiu de um filme de ficção científica

Em junho passado, a sonda Juno da NASA fez um sobrevoo em Ganimedes, lua de Júpiter. Os pesquisadores foram capazes de capturar as imagens mais próximas da superfície da lua gelada e até mesmo criar um vídeo espetacular sobrevoando Ganimedes e Júpiter.


Agora a NASA incluiu uma nova experiência sensorial a esse evento, lançando o áudio daquele sobrevôo próximo. Isso foi produzido gravando as ondas de rádio elétricas e magnéticas produzidas pela magnetosfera de Júpiter e sua interação com Ganimedes. Os sinais foram então transferidos para uma frequência que os humanos podem ouvir.


"Esta trilha sonora é empolgante o suficiente para fazer você se sentir como se estivesse pilotando Juno enquanto a sonda passa por Ganimedes pela primeira vez em mais de duas décadas", disse o investigador principal de Juno, Scott Bolton, do Instituto Southwest Research, em um comunicado. "Se você ouvir com atenção, poderá ouvir a mudança abrupta para frequências mais altas em torno do ponto médio da gravação, o que representa a entrada em uma região diferente da magnetosfera de Ganimedes."

A rica experiência sonora, que parece ter saído de um filme de ficção científica, ainda está sendo investigada. Os pesquisadores esperam encontrar informações sobre o complexo ambiente magnético do sistema de Júpiter. E a mudança nas frequências é de particular interesse.


"É possível que a mudança na frequência logo após a grande aproximação seja devido à passagem do lado noturno para o lado diurno de Ganimedes", disse William Kurth, da Universidade de Iowa em Iowa City, co-pesquisador da investigação Waves.

Durante o incrível sobrevoo, Juno estava a apenas 1.038 quilômetros acima da superfície de Ganimedes movendo-se a 67.000 quilômetros por hora em relação à lua de Júpiter.


Imagens: (capa-divulgação) / NASA / divulgação
27/12/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Os sons gravados pelas sondas Voyager, quando passaram pela magnetosfera de Júpiter, também são fantásticos! Não é piada, por mais que pareça, mas já usei estes sons para meditar e foi uma experiência ótima!

    ResponderExcluir
  2. The Apollo missions, which landed astronauts on the moon, did not report any such occurrences. Sound cannot travel through the vacuum of space, and the moon lacks the atmosphere necessary for sound transmission.
    How to get a No Fault Divorce in New York

    ResponderExcluir