Ouça os estranhos sons gravados na lua de Júpiter Ganimedes

sons lua de Júpiter Ganimedes

O que você está prestes a ouvir parece que saiu de um filme de ficção científica

Em junho passado, a sonda Juno da NASA fez um sobrevoo em Ganimedes, lua de Júpiter. Os pesquisadores foram capazes de capturar as imagens mais próximas da superfície da lua gelada e até mesmo criar um vídeo espetacular sobrevoando Ganimedes e Júpiter.


Agora a NASA incluiu uma nova experiência sensorial a esse evento, lançando o áudio daquele sobrevôo próximo. Isso foi produzido gravando as ondas de rádio elétricas e magnéticas produzidas pela magnetosfera de Júpiter e sua interação com Ganimedes. Os sinais foram então transferidos para uma frequência que os humanos podem ouvir.


"Esta trilha sonora é empolgante o suficiente para fazer você se sentir como se estivesse pilotando Juno enquanto a sonda passa por Ganimedes pela primeira vez em mais de duas décadas", disse o investigador principal de Juno, Scott Bolton, do Instituto Southwest Research, em um comunicado. "Se você ouvir com atenção, poderá ouvir a mudança abrupta para frequências mais altas em torno do ponto médio da gravação, o que representa a entrada em uma região diferente da magnetosfera de Ganimedes."

A rica experiência sonora, que parece ter saído de um filme de ficção científica, ainda está sendo investigada. Os pesquisadores esperam encontrar informações sobre o complexo ambiente magnético do sistema de Júpiter. E a mudança nas frequências é de particular interesse.


"É possível que a mudança na frequência logo após a grande aproximação seja devido à passagem do lado noturno para o lado diurno de Ganimedes", disse William Kurth, da Universidade de Iowa em Iowa City, co-pesquisador da investigação Waves.

Durante o incrível sobrevoo, Juno estava a apenas 1.038 quilômetros acima da superfície de Ganimedes movendo-se a 67.000 quilômetros por hora em relação à lua de Júpiter.


Imagens: (capa-divulgação) / NASA / divulgação
27/12/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Os sons gravados pelas sondas Voyager, quando passaram pela magnetosfera de Júpiter, também são fantásticos! Não é piada, por mais que pareça, mas já usei estes sons para meditar e foi uma experiência ótima!

    ResponderExcluir