1° Cometa Descoberto em 2022 Já Está Passando Bem Perto da Terra!

1° Cometa Descoberto em 2022 Já Está Passando Bem Perto da Terra!

O primeiro cometa de 2022 foi descoberto já durante sua máxima aproximação com a Terra!

O ano de 2022 começou muito bem em Budapeste, capital da Hungria. Utilizando o observatório Piszkéstető, o astrônomo amador húngaro, Krisztián Sárneczky, teve três grandes surpresas na sua primeira noite de observações, ocorrida entre os dias 01 e 02 de janeiro.


Ao analisar as imagens coletadas nessa observação, Krisztián percebeu a presença de um objeto de 30 a 40 metros de diâmetro. Em seguida foi confirmada a descoberta de um asteroide que posteriormente foi intitulado 2022 AC. Esse asteroide fez sua máxima aproximação com a Terra em 28 de dezembro de 2021 passando a cerca de 1,1 milhão de quilômetros da Terra.


Outro asteroide detectado, com cerca de 70 metros de diâmetro, foi posteriormente descoberto por um astrônomo polonês. Ao analisar os dados observacionais, Krisztián notou que o tal asteroide também havia sido pego em suas observações. Esse asteroide tem, inclusive, uma rotação muito rápida de apenas três minutos!


Como se não bastasse, Krisztián também notou a presença de um objeto esfumaçado. A princípio, ele achou se tratar de umidade no telescópio, o que poderia explicar algum desfoque no ponto brilhante. Ainda assim, surgiu a dúvida e a observação foi enviada para o MPC (Minor Planet Center) para análise.

cometa C/2022 A1 (Sarneczky)
Registro do cometa observado por Krisztián Sárneczky.
Créditos: Krisztián Sárneczky / divulgação

Alguns dias depois, em 7 de janeiro de 2022, Krisztián, recebeu a confirmação: ele havia descoberto um novo cometa - o primeiro cometa de 2022! O objeto foi intitulado C/2022 A1 (Sarneczky). Krisztián havia se tornado naquele momento, o terceiro astrônomo húngaro e descobrir um cometa, atrás apenas de György Kulin (descobridor de um cometa em 1942) e Miklós Lovas (descobridor de cinco cometas entre 1942-1986).


Ele já estava muito perto!

Geralmente, quando os cometas são descoberto, ele está numa distância média de 750 milhões de km da Terra. No caso do cometa C/2022 A1 (Sarneczky), sua distância era de apenas 60 milhões de km! Sua rotação não chama atenção por ser rápida (como no caso do asteroide descoberto naquela mesma noite), mas sim por acontecer na direção oposta à órbita dos planetas. A inclinação de sua trajetória é alta - com cerca de 63 graus!

O primeiro cometa descoberto em 2022 tem brilho fraco, e não pode ser observado a olho nu. Apenas grande observatórios ou fotografias de longa exposição conseguem revelar sua presença, já que sua magnitude durante a máxima aproximação é de no máximo 15.

Órbita do cometa C/2022 A1 (Sarneczky)
Órbita do cometa C/2022 A1 (Sarneczky).
Créditos: NASA / SBDB / divulgação

Para se ter uma ideia, supõe-se que dois meses antes de sua descoberta, nem mesmo os maiores observatórios conseguiriam ter detectado este objeto, pois ele estaria com brilho 50.000 vezes mais fraco do que o limite da visão humana. O fato de seu brilho ser extremamente fraco se deve ao fato dele não se aproximar tanto do Sol. Durante sua máxima aproximação com a nossa estrela, o cometa C/2022 A1 não chega mais perto do que a Terra do Sol. Por outro lado, passando a apenas 60 milhões de km da Terra, ele é um grande recordista de aproximação. Neste momento, o cometa C/2022 A1 encontra-se mais próximo da Terra do que a órbita de Marte.

Como podemos perceber, 2022 mal começou e já temos o primeiro cometa do ano! Diferente do cometa C/2021 A1 (Leonard), não temos que esperar um ano inteiro para ter a oportunidade de observá-lo.

Por outro lado, apesar do cometa C/2022 A1 (Sarneczky) estar já bem pertinho da gente e num ponto ótimo de observação (próximo das Três Marias), seu brilho não é dos melhores, e devemos recorrer a fotos de longa exposição para conseguir detectá-lo. Confira sua posição no vídeo abaixo:


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração) / Krisztián Sárneczky / NASA / SBDB / divulgação
12/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário