Segundo Sol?! Conheça Nemêsis o possível 'irmão maligno' de nossa estrela

segundo sol pode mesmo existir

A antiga teoria do Segundo Sol voltou a ganhar força com novo estudo de estrelas binárias!

Olhar para o nosso Sol e pensar que ele nem sempre esteve sozinho, pode parecer meio bizarro, mas é exatamente isso que afirma uma teoria que surgiu por volta da década de 1980, e agora tem ganhado ainda mais força.


A possibilidade do nosso Sol ter tido um "irmão gêmeo", que os teóricos chamam de "Nemesis" (ou segundo Sol, como cantava Cássia Eller) realmente tem fundamentos. Esse segundo Sol seria como uma anã vermelha, que teria escapado para o espaço mas permaneceu na periferia de nosso Sistema Solar, perturbando a Nuvem de Oort e lançando, de tempos em tempos, grandes corpos em nossa direção.


Esse "gêmeo maligno" do Sol seria o culpado por grandes catástrofes que parecem atingir nosso Sistema Solar a cada 26 ou 27 milhões de anos aproximadamente, mas infelizmente a ciência nunca conseguiu apresentar evidências concretas de sua existência, e muito menos avistar essa outra estrela.

Simulação compara tamanho do nosso Sol com sua possível irmã anã vermelha
Simulação compara tamanho do nosso Sol com sua possível irmã anã vermelha.
Créditos: divulgação

Recentemente, uma nova descoberta fez com que a teoria quase esquecida do "gêmeo do Sol" voltasse à tona. Um modelo de simulação feito pela Universidade de Berkeley em parceria com o Harvard–Smithsonian Center for Astrophysics, revelou que astros como o nosso Sol geralmente nascem com um irmão.

Pois é. Neste modelo, os cientistas descobriram ainda que sistemas binários onde as estrelas se encontram em órbitas estendidas (como seria o caso da interação entre o Sol e seu suposto irmão Nêmesis) costumam ter basicamente 2 desfechos comuns:

  1. O sistema encolhe e os dois astros se orbitam muito próximos, em uma configuração que já foi avistada muitas vezes em outros sistemas pela Galáxia;
  2. Um dos astros acaba sendo lançado pra bem longe, mas ainda se mantém nas cercanias de seu sistema, perturbando objetos ao seu redor.
O novo modelo se tornou uma evidência muito forte que corrobora a teoria do Segundo Sol (ou irmão gêmeo do Sol), colocando essa hipótese como plausível. Com isso, foi dada a largada para novas pesquisas que pretendem escanear nosso Sistema Solar em busca de "Nemesis", que caso exista, estaria escondido em algum lugar na Nuvem de Oort.


Se ela realmente existir, a estrela irmã gêmea do Sol provavelmente seria do tipo anã vermelha, e seu brilho muito fraco dificultaria qualquer observação. Essa seria a explicação para não termos encontrado o suposto Nemesis até agora, e talvez, seja o motivo dele permanecer escondido por muito tempo.



Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
10/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Com o James Webb funcional seria possível encontrar esse segundo sol se ele realmente existisse?

    ResponderExcluir