Novo Cometa C/2021 O3 Pode se Tornar Visível entre Abril e Maio de 2022

Novo Cometa C-2021 O3 pode se Tornar Visível em Abril de 2022

Se você nunca observou um cometa nos céus, então temos uma boa notícia para os próximos meses!

Entre Abril e Maio de 2022, um cometa se aproximará bastante do Sistema Solar interior, passando mais próximo do Sol do que o planeta Mercúrio, e com isso, podemos ter uma chance muito boa de observar um cometa durante alguns dias.


Com uma órbita hiperbólica, o cometa intitulado C/2021 O3, descoberto pelo Observatório PanSTARRS, levou milhões de anos para se aproximar daqui. Durante essa grande aproximação com o Sol, talvez ele seja arremessado para fora do Sistema Solar, ou então que se desintegrar. Essa, portanto, é a única chance de nossas vidas para observar o cometa C/2021 O3.

A máxima aproximação com o Sol acontecerá em 20/21 de abril de 2022, quando o cometa C/2021 O3 chegará a apenas 42,8 milhões de km do Sol (mais próximo que Mercúrio). A máxima aproximação com a Terra será em 08 de maio de 2022, quando ele chegará a 82 milhões de km do nosso planeta. Ou seja, entre o fim de abril e começo de maio, teremos a melhor chance de observação.

Acredita-se que o cometa C/2021 O3 possa chegar a magnitude de 5 - visível com binóculos. Existe uma chance de enxergá-lo a olho nu.


AO VIVO: Como Observar o Cometa C/2021 O3 (PanSTARRS) em 2022

A nossa transmissão ao vivo com dicas de observação e todas as informações sobre o cometa C/2021 O3 acontece hoje, 20 de janeiro, e está programada para ter início às 22h30 pelo horário de Brasília. A live estará disponível logo abaixo:


Para participar do chat ao vivo, clique no título do vídeo para ser redirecionado(a) ao YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal. Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações.

Cometas são imprevisíveis, e talvez seja muito cedo para determinarmos o que acontecerá. Os próximos meses dirão se teremos um belo cometa nos céus. Aguardem os próximos capítulos dessa história.


Imagens: (capa-ilustração) / STELLARIUM / divulgação
20/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário