OVNI?! Disco perfeito avistado no fundo do oceano provavelmente é apenas um artefato

OVNI fundo do mar Google Earth

Recentemente uma imagem do Google Earth acabou chamando a atenção de muita gente por conta de seu formato - seria um OVNI?! Parece que não...

Uma forma circular no fundo do mar visível no Google Earth e Google Maps está chamando a atenção de muita gente, especialmente dos caçadores de OVNIs - mas será que o que encontraram teria alguma possibilidade de ser algo extraterrestre?


O avistamento foi feito por Scott Waring, proprietário do site UFOsightingsdaily.com - ele também é um descobridor de diversos objetos que, segundo ele, são provas de que já fomos visitados por civilizações inteligentes. Como já era de se imaginar, Scott Waring também é um grande caçador de coisas estranhas que aparecem em imagens feitas pelos rovers que estão em Marte, e já afirmou ter encontrado de tudo, desde um macaco até um corpo de 7,3 metros de altura de um "marciano morto em batalha" há 1 milhão de anos.

Agora voltando para o objeto encontrado aqui na Terra, o avistamento se dá próximo das Linhas de Nazca, no Peru, que por sua vez, também é motivo de debates entre teóricos da conspiração que dizem se tratar de desenhos feitos por alienígenas, já que só podem ser vistos (e talvez criados) com visão aérea, e são justamente de uma época em que não existiam satélites ou aeronaves que voassem tão alto. Os desenhos de Nazca foram feitos há cerca de 2.000 anos pelos povos nativos de Nazca.

Local onde o disco foi avistado no fundo do oceano
Local onde o disco foi avistado no fundo do oceano, próximo da costa de Lima, no Peru.
Créditos: Google Earth / divulgação


Mas o que Scott Waring encontrou?

Trata-se de um círculo com cerca de 6,8 km de diâmetro, visível a cerca de 566 km da costa de Lima, Peru. O círculo parece sobressair contra o fundo do oceano.

A explicação mais plausível é de que isso seria apenas um artefato de dados. Formas estranhas podem realmente aparecer nas imagens de satélite, sobretudo no fundo do oceano. Quando a Google Earth monta as imagens de satélite, são usados vários bancos de dados de diferentes fontes para mapear o fundo do mar. Essas fontes têm diferentes resoluções e níveis de detalhes, e quando são juntadas neste grande mosaico, podemos ter formas estranhas que não existem de fato.


Em uma postagem de 2016 do blog do Google Earth, os desenvolvedores apontaram que dados podem levar a estranhos artefatos, colinas e vales que não existem. Isso porque o mapa do fundo do oceano é baseado em um mapa feito pela Scripps Institution of Oceanography, que usa medições de gravidade de satélites para mapear aproximadamente os altos e baixos do fundo do mar (também conhecido como batimetria do oceano).

Objeto circular avistado no fundo do oceano aytravés de imagens de satélite do Google Earth
Objeto circular avistado no fundo do oceano através de imagens de satélite do Google Earth.
Créditos: Google Earth / divulgação

Para um mapeamento mais detalhado, a empresa obtém dados de pesquisas de sonar baseadas em navios. Essas pesquisas de sonar enviam pulsos de som em direção ao fundo do oceano e gravam os ecos para obter uma imagem de alta resolução. Às vezes, as medições baseadas em satélite e as medições feitas por sonar não batem, e algumas regiões podem parecer uma grande colina ou um penhasco amedrontador.

Voltando para o "OVNI" avistado no fundo do oceano, ele fica bem no meio de uma linha de trasnsecção por onde passou uma pesquisa de sonar, o que poderia explicar que o círculo no fundo do mar seja na verdade um efeito colateral da junção de várias fontes de dados. Essas linhas longas são visíveis em todo o fundo do oceano no Google Earth, e às vezes são confundidas com sinais de civilizações extraterrestres.


Mas de fato, sabemos muito pouco sobre o fundo dos oceanos da Terra, e o Google Earth nos deixa isso bem claro. As imagens de satélites que mostram o fundo dos oceanos podem ter uma resolução aceitável para objetos de 1,5 km. Qualquer coisa menor do que isso não podemos confiar. Já os sonares modernos podem revelar detalhes da ordem de 100 metros, sendo muito mais precisos.

De acordo com a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA), apenas 5% do fundo do oceano foi mapeado com sonar moderno.



Imagens: (capa-Google) / Google Earth / divulgação
27/03/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário