Acaba de ser feita a imagem mais próxima do Sol pela nave Solar Orbiter

Acaba de ser feita a imagem mais próxima do Sol pela nave Solar Orbiter

Sonda europeia registra a nossa estrela em proximidade recorde

A espaçonave europeia que busca pelo Sol, a Solar Orbiter, capturou as imagens mais próximas do Sol já obtidas, revelando os detalhes mais finos da atmosfera externa de nossa estrela, a coroa.


As imagens foram tiradas em 7 de março, quando a nave Solar Orbiter estava exatamente a meio caminho entre a Terra e o Sol, a uma distância de 75 milhões de quilômetros de ambos os corpos.

Um dos instrumentos ativados neste momento oportuno foi o Extreme Ultraviolet Imager (EUI), que vê o Universo na parte de maior energia do componente ultravioleta do espectro eletromagnético.

Devido a proximidade da Solar Orbiter com o Sol, a EUI teve que tirar 25 fotos individuais para obter imagens de todo o disco solar, disse a Agência Espacial Europeia (ESA) em um comunicado. A equipe da EUI levou quatro horas para capturar todos os segmentos, pois cada disparo exigia um período de 10 minutos, incluindo o tempo necessário para reposicionar a espaçonave.

Sol registrado pela sonda Solar Orbiter em proximidade recorde no dia 07 de março de 2022 a apenas 7,5 milhões de km da nossa estrela
Sol registrado pela sonda Solar Orbiter em proximidade recorde no
dia 07 de março de 2022 a apenas 7,5 milhões de km da nossa estrela.
Registro feito no ultravioleta extremo.
Créditos: ESA / Solar Orbiter

E imagens melhores virão em breve. Desde o lançamento da espaçonave em fevereiro de 2020, as equipes de controle de solo vêm gradualmente estreitando a trajetória da Solar Orbiter em torno do nosso Sol. Enquanto os dois periélios anteriores (os pontos na órbita elíptica da espaçonave mais próximos do Sol) ocorreram a cerca de metade da distância Sol-Terra (77 milhões de km), a Solar Orbiter agora está se dirigindo para um encontro muito mais próximo.


No sábado (26 de março) às 11:50 UTC, a espaçonave passará pelo Sol a uma distância de apenas 48,3 milhões de km - cerca de um terço da distância Sol-Terra, disse o vice-cientista do projeto Solar Orbiter, Yannis Zouganelis.

A distância da nave Solar Orbiter com relação ao Sol começará a aumentar novamente, mas suas futuras passagens a aproximarão ainda mais: a apenas 42 milhões de km da superfície do Sol. Nenhuma outra espaçonave equipada com uma câmera chegou tão perto do Sol. A Parker Solar Probe da NASA faz mergulhos mais profundos em direção à estrela, até alguns milhões de quilômetros de distância, mas devido às temperaturas extremamente altas nessas distâncias, a espaçonave não pode transportar uma câmera voltada para o Sol.

Durante a campanha de imagens em 7 de março, os operadores da Solar Orbiter também fotografaram com o instrumento Spectral Imaging of the Coronal Environment (SPICE), que revelou o gradiente de temperatura em toda a atmosfera do Sol. O estranho comportamento térmico da atmosfera do Sol é um dos maiores mistérios da estrela. Em vez de ficar mais fria com a distância, a atmosfera do Sol é, na verdade, consideravelmente mais quente em altitudes mais elevadas.

Sol registrado pela Solar Orbiter em 07 de março de 2022 a apenas 7,5 milhões de km da nossa estrela
Sol registrado pela Solar Orbiter em 07 de março de 2022 a apenas 7,5 milhões de km da nossa estrela.
Créditos: ESA / Solar Orbiter

Enquanto a superfície do Sol tem uma temperatura de "apenas" 5.000ºC, a temperatura da atmosfera externa, a coroa, sobe para quase 1 milhão de graus Celsius.


As medições do SPICE revelaram camadas individuais da atmosfera do Sol, começando com a camada mais baixa, a cromosfera, que vai de 10.000ºC a até 630.000ºC em algumas partes da coroa.

Nas imagens obtidas pela Solar Orbiter durante sua primeira passagem em junho de 2020, os cientistas descobriram explosões solares em miniatura apelidadas de fogueiras. Essas fogueiras, previstas pelo recém-falecido físico solar, Eugene Parker, poderiam explicar esse misterioso aquecimento, acreditam os cientistas.


Imagens: (capa-ESA) / ESA / Solar Orbiter
24/03/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário