A nova tentativa de contato com civilizações inteligentes - isso pode dar certo?!

tentativa de contato com civilizações inteligentes

Será uma boa ideia tentarmos contato com vida inteligente na nossa Galáxia?

Uma mensagem atualizada com novas informações sobre vários temas da nossa civilização e do nosso planeta servirá como apresentação da raça humana para civilizações alienígenas, de acordo com um novo estudo divulgado este semana.


Esse "cartão de visitas da raça humana" foi criado por uma equipe liderada pelo Dr. Jonathan Jiang, do Laboratório de Propulsão a Jato, na NASA. A ideia foi de criar um tipo de transmissão que seja como um cartão de visitas para extraterrestres. Mas será que isso pode dar errado?


Essa tentativa de contato se parece bastante com a famosa Arecibo Message, enviada pelo Observatório do Arecibo em 1974 na direção do aglomerado globular M13. Dessa vez, os dados que serão enviados para possíveis seres inteligentes estão atualizados, com informações de matemática, biologia, química, e até mesmo um mapa com a localização do Sistema Solar na Via Láctea.

Tentativa de contato com extraterrestres - msg 1
Uma das mensagens que será enviada para tentativa de contato com possíveis civilizações alienígenas
com dados de código binário e decimal e números primos.
Créditos: Jonathan Jiang et al / divulgação

A mensagem ainda possui ilustrações de dois humanos, junto com informações de anatomia, DNA e uma tabela periódica.

A mensagem foi descrita em um artigo chamado Beacon in the Galaxy (Farol na Galáxia, em tradução literal), e seria uma forma de estabelecer um canal de comunicação Universal. 


A fim de tornar a mensagem mais simples de ser compreendida, a equipe responsável decidiu criá-la em mapas de bits, formados por códigos binários de imagens de pixels. 

Jiang e seus colegas ainda não decidiram exatamente quando a mensagem será enviada, porém, existe um calendário com datas e horários específicos, que devem favorecer o envio da mensagem para o centro da Via Láctea, onde a mensagem chegaria para mais sistemas estelares.

Tentativa de contato com vida fora da Terra - msg 2
Uma das mensagens que será enviada para tentativa de contato com possíveis civilizações alienígenas
com dados do nosso Sistema Solar.
Créditos: Jonathan Jiang et al / divulgação

Os radiotelescópios que foram cogitados são: Allen Telescope Array, na Califórnia, e o radiotelescópio Five-Hundred-Meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST), na China.O Observatório do Arecibo seria uma ótima escolha, porém ele foi destruído após um terremoto recentemente.


A mensagem deve ser enviada entre os meses de março e outubro de 2022. A configuração da Via Láctea será favorável para o envio dessa mensagem, de acordo com os cientistas.


Mas será que pode dar muito errado?

Esse assunto é controverso, e até mesmo Stephen Hawking era contra qualquer tentativa de contato com civilizações extraterrestres.


Vamos falar sobre isso em nossa live que acontece hoje (05 de abril) às 22h00 em nosso canal no Youtube. A transmissão ao vivo também estará disponível logo abaixo:


E você? O que acha dessa ideia de gritarmos pela galáxia que estamos aqui, tentando fazer amizade com outras formas de vida inteligente?


Imagens: (capa-Jonathan Jiang et al) / Jonathan Jiang et al / divulgação
05/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Há décadas os sinais da TV aberta despeja o seu maravilhoso conteúdo no espaço. Quem com um pouco de sanidade daria algum crédito a esse bilhete escrito a toco de lápis em papel de açougue, depois de assistir a uma enxurrada de "conteúdo maravilhoso"?

    ResponderExcluir
  2. Eu garanto que já fomos descobertos!

    ResponderExcluir
  3. Isso está parecendo com aqueles pirralhos apontando laser para helicópteros.

    ResponderExcluir