O Orbe de luz giratório que surpreendeu moradores do Alasca já tem uma explicação

orbe de luz azul giratório apareceu nos céus do Alasca

O Orbe misterioso até então inexplicado deu margem a inúmeras teorias, mas agora já temos uma ideia do que pode ser...

Uma estranha bolha de luz, aparentemente sem explicação, cruzou os céus do Alasca, nos EUA, e intrigou o mundo científico.


Segundo os relatos, o Orbe parecia muito maior que uma Lua Cheia e se movia do nordeste para o sudoeste. O evento foi chamado de Orbe de Luz entre Auroras, e desafiou cientistas a darem uma explicação.

O problema é que antes das teorias razoáveis e realmente científicas, surgem inúmeras explicações mais exóticas, e no meio disso tudo, claro: teorias de conspiração.


A estranha imagem do Orbe Giratório de luz azul movendo-se através de um céu cheio de auroras no Alasca realmente parece surreal.

Ele lentamente cruzou o céu acima do Alasca ainda em março de 2022, roubando o cena das famosas Auroras Boreais, e deixando muita gente curiosa. Testemunhas oculares por toda a região visualizaram o estranho fenômeno em 29 de março por volta das 5 horas da manhã, no horário local. 


"Parecia que havia algo girando dentro dele", disse uma moradora de Fairbanks que testemunhou o evento, à uma estação de notícias local.

As imagens foram feitas pelo projeto 'The Aurora Chasers', que conta com câmeras programadas para tirar fotos a cada 45 segundos, Por isso, ao contrário do que parece nas imagens, a bolha não passou tão rápido. Foram 6 fotos feitas, o que significa que o evento durou cerca 4 minutos e meio.

Claro que por toda a internet não faltaram teorias de conspiração sobre esse fenômeno, que se parece bastante com um outro evento que já mostramos aqui - as estranhas espirais no céu.


Um orbe giratório intrigante

Mas afinal, o que era a estranha Bolha de Luz Giratória que invadiu e brilhou nos céus do Alasca?

Segundo Jonathan McDowell, astrônomo do 'Harvard Smithsonian Center for Astrophysics', em Massachusetts, todo esse efeito misterioso e surreal foi causado provavelmente por detritos de um foguete chinês que parece ter liberado restos de combustível no espaço, e depois de um rápido congelamento, o material se espalhou nessa forma de bolha, que foi iluminada pela luz solar.

Orbe de luz azul giratório nos céus do Alasca em 29 de março de 2022 - The Aurora Chasers
Orbe de luz azul giratório nos céus do Alasca em 29 de março de 2022.
Créditos: The Aurora Chasers / Ronn Murray / Marketa Murray / divulgação

Ainda segundo McDowell, esta nuvem provavelmente tinha centenas de quilômetros de diâmetro; e é por isso que ela parece tão grande.

Mark Conde, físico da Universidade do Alasca, concordou com a explicação de McDowell, e afirmou que "uma nuvem brilhante de gás iluminada pelo Sol realmente ficaria assim".

Segundo os cientistas, o orbe parecia estar girando porque, quando os foguetes despejam seu combustível, eles entram em uma queda controlada para manter sua órbita. Como eles disseram: "O foguete estaria girando enquanto ejetava esse combustível como uma mangueira de jardim".


Vale lembrar também que não é a primeira vez que esse fenômeno acontece. Em outubro de 2017, um orbe azul ainda maior foi visto no céu acima da Sibéria. E assim como esses eventos, outros devem ter ocorrido sem chamar muito a atenção.


Imagens: (capa-The Aurora Chasers) / The Aurora Chasers / Ronn Murray / Marketa Murray / divulgação
11/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: