Confirmado - todos os blocos do DNA e RNA foram encontrados em meteoritos!

todos os blocos do dna foram encontrados em meteoritos

A vida na Terra primordial teve uma forcinha - a queda de meteoritos

Os quatro blocos principais de construção do DNA, chamados adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G) foram todos encontrados em rochas espaciais! Até agora apenas a adenina (A) e a guanina (G) haviam sido encontrados em meteoritos. Além disso, a molécula irmã do DNA, o RNA que também usa A, C e G, mas que no lugar do T usa uracil (U), também teve sua nucleobase encontrada em objetos vindos do espaço.


As nucleobases podem ser divididas em purina e pirimidina. As encontradas em meteoritos anteriormente eram do tipo purinas, cada uma construída com molécula hexagonal fundida com uma molécula pentagonal. As que ainda não haviam sido encontradas em meteoritos eram as pirimidinas - estruturas um pouco menores que são compostas apenas por molécula hexagonal.


Viemos do espaço

Os cientistas sempre ficaram intrigados com o fato de que apenas purinas e não pirimidinas eram encontradas em meteoritos. Anteriormente, experimentos em laboratórios com simulações de condições espaciais sugeriam que tanto as purinas quanto as pirimidinas poderiam ter se formado durante reações químicas desencadeadas pela luz dentro de nuvens moleculares interestelares, e que esses compostos poderiam ser incorporados em asteroides e portanto, em meteoritos durante a formação do Sistema Solar.


Essas reações químicas poderiam também acontecer diretamente dentro das rochas espaciais, de acordo com especialistas.

Meteorito Murchison onde todos os blocos do DNA foram encontrados
Meteorito Murchison - um dos meteoritos analisados onde todos os blocos do DNA foram encontrados.
Créditos: divulgação

E agora os cientistas conseguiram finalmente detectar nos meteoritos todas as pirimidinas e purinas que compõem o DNA e o RNA. "A presença das cinco nucleobases primárias em meteoritos pode ter uma contribuição significativa para o surgimento de funções genéticas antes do início da vida na Terra primitiva", disse Yasuhiro Oba, astroquímico da Universidade de Hokkaido, no Japão, e principal autor do estudo.


Para confirmar a descoberta os pesquisadores utilizaram técnicas de pesquisa genética e farmacêuticas a fim de detectar pequenas quantidades de nucleobases - até uma faixa de partes por trilhão. Isso é de 10 a 100 vezes mais sensível do que os métodos anteriores.


Os meteoritos usados

Para realizar esse estudo, os cientistas analisaram amostras de três meteoritos ricos em carbono. Os meteoritos carbonáceos utilizados foram: Meteorito Murchison, Murray e Tagish Lake.

Esses meteoritos também foram analisados em trabalhos anteriores que sugeriram que eles poderiam abrigar nucleobases importantes para formação da vida.



Encontramos a chave da vida

Ao analisar os meteoritos carbonáceos, os cientistas detectaram T, C e U em níveis de até algumas partes por bilhão. Essa concentração é semelhante às previstas  por experimentos que replicavam as condições que existiam antes mesmo da formação do nosso Sistema Solar. Os cientistas encontraram também outras pirimidinas não usadas no DNA e no RNA, comprovando a grande capacidade dos meteoritos de transportar esses compostos essenciais para a formação da vida.



Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
28/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. É... cientista lê a bíblia por acaso? Acredita em Deus? Antes deles, já tinha certeza pelo livro da vida, da sabedoria: em Genesis 3:19, PORQUE TÚ ÉS PÓ E, AO PÓ TORNARÁS. É aí?

    ResponderExcluir