Novo Tipo de Explosão Estelar foi descoberta - Conheça a Micronova

micronovae - novo tipo de explosão de estrela

Trata-se de um novo tipo de explosão estelar recém-descoberta que pode ser comum no Universo

A maioria das pessoas já ouviu falar de Supernovas, mas agora astrônomos da Universidade de Durham, na Inglaterra, acabam de anunciar um novo tipo de explosão de estrelas: a Micronova.


"Descobrimos e identificamos pela primeira vez o que estamos chamando de micronova", disse a Dra. Simone Scaringi, do Centro de Astronomia Extragaláctica da Universidade.

Segundo ela, trata-se de um novo tipo de explosão estelar recém-descoberta que pode ser comum no Universo, mudando a nossa compreensão de como ocorrem diversos fenômenos, inclusive erupções nas estrelas.

A micronova é uma explosão que dura apenas algumas poucas horas, o que torna ainda mais difícil sua observação e seu estudo.


Essas Micronovas ocorrem na superfície de algumas estrelas e podem queimar rapidamente gigantescas quantidades de material – o equivalente a cerca de 3,5 bilhões de Grandes Pirâmides do Egito.

A equipe internacional de pesquisadores, liderada pela Universidade de Durham, observou o fenômeno em três anãs brancas - que são restos de estrelas mortas - enquanto se alimentavam de suas respectivas estrelas companheiras.

Impressão artística de uma micronova
Impressão artística de uma micronova.
Créditos: ESO / Mark Garlick

Os pesquisadores encontraram pela primeira vez as micronovas incomuns quando perceberam um flash de luz brilhante que durou um curto período de tempo enquanto analisavam dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA.

Depois disso eles ainda conseguiram observar outras três micronovas usando diversos outros meios.

Duas dessas micronovas eram de anãs brancas já conhecidas, mas a terceira precisava de mais observações com o instrumento X-Shooter no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) para que seu status de anã branca fosse confirmado.


Os pesquisadores agora planejam capturar mais desses eventos raros e difíceis de serem observados, o que exigirá pesquisas em larga escala.

Segundo os cientistas, suas descobertas podem levar à revelação de mais Micronovas, o que pode mudar muito o nosso conhecimento sobre como as explosões termonucleares ocorrem nas estrelas.

Embora as micronovas sejam extremamente poderosas, elas são pequenas para os padrões astronômicos quando comparadas com as supernovas, que são extremamente brilhantes e conhecidas há séculos.

impressão artística de uma micronova
Impressão artística de uma micronova.
Créditos: ESO / M Kornmesser / L Calçada

"O fenômeno desafia nossa compreensão de como ocorrem as explosões termonucleares em estrelas. Achávamos que sabíamos disso, mas esta descoberta propõe uma maneira totalmente nova de compreensão", disse a Dra. Scaringi.

"Isso só mostra o quão dinâmico é o universo", completou ela.

A pesquisa foi financiada no Reino Unido pelo Science and Technology Facilities Council, e publicada na revista Nature.


Imagens: (capa-ESO) / ESO / Mark Garlick /M Kornmesser / L Calçada / divulgação
27/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: