'Portal' encontrado em Marte abre debate sobre existência de vida extraterrestre inteligente - mas o que é isso, afinal?!

portal em Marte

Uma estranha estrutura encontrada em Marte que se parece com uma porta - existe uma explicação?

Uma recente imagem feita pela sonda Curiosity intrigou leigos e especialistas ao redor do mundo e claro, teóricos de conspiração. A imagem mostra o que parece ser uma porta, esculpida na rocha por uma espécie alienígena inteligente. 


De fato a primeira vista, a fotografia de Marte divulgada pela NASA parece mesmo mostrar uma porta esculpida na rocha marciana

Antes de nos empolgamos ou nos desesperarmos com imagens assustadoras, devemos lembrar que os humanos olham para o céu já há muito tempo, e veem coisas que não estão realmente lá - sejam figuras em constelações, rostos na Lua ou até uma cabana misteriosa descoberta por cientistas chineses que acabou sendo apenas uma pedra.

Portal encontrado em Marte pelo rover Curiosity - NASA
Estranha estrutura geológica que mais se parece com um portal, encontrado em Marte pelo rover Curiosity.
Créditos: NASA


Mas qual é a explicação?

Segundo especialistas, a explicação simples para esse portal marciano está na própria fotografia. Como disse o professor Daniel do imperial College of London, a imagem revela processos geológicos normais. "Uma rachadura ou fissura profunda é visível dentro da porta indicando uma fratura na rocha, algo que acontece em Marte e na Terra, e pode ter ocorrido a qualquer momento nas últimas centenas de milhões de anos. 


Ainda de acordo com o geólogo Daniel, a rachadura é uma fratura e elas são abundantes em Marte e na Terra, e não há necessidade de terremotos para que sejam produzidas. Não há nada de estranho na imagem. Estes são apenas processos geológicos normais.


Uma imagem muito ampliada

O professor Daniel também explicou que a fissura só parece ser uma porta de tamanho normal porque a imagem é extremamente ampliada. Um porta-voz da NASA destacou o quão pequeno é esse portal, que tem apenas 30 cm por 45 cm. Porém, quando vemos a imagem ampliada, realmente se parece um portal do tamanho de um ser-humano.

Ainda segundo os cientistas, vemos fraturas lineares em todo esse afloramento rochoso. E esse é um local onde várias dessas fraturas se cruzam. 


Ou seja esse portal em Marte é apenas mais um detalhe geológico da superfície marciana e não representa nenhum tipo de tecnologia extraterrestre no planeta. O que é uma pena para muitos entusiastas...

Embora não tenha sido dessa vez que o rover Curiosity conseguiu encontrar algum indício de vida em Marte, ele continua procurando por mais elementos que comprovariam a existência de vida no Planeta Vermelho, seja no passado distante ou até mesmo atualmente.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / Curiosity / divulgação
17/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: