Asteroide 2021 QM1 no topo da lista de risco com chance de colisão com a Terra é observado

asteroide 2021 QM1

Rocha espacial descoberta em agosto de 2021 foi monitorada e tem sua trajetória atualizada

O asteroide 2021 QM1 foi descoberto em agosto de 2021 pelo Observatório de Mount Lemmon, no Arizona, EUA. Com 50 metros de diâmetro, esse asteroide foi logo de início considerado perigoso, pois os astrônomos perceberam que sua órbita o colocava muito próximo da Terra em 2052 - tão próximo que poderia colidir com o nosso planeta.


A data da possível colisão foi estimada para 02 de abril de 2052, e logo o asteroide de 50 metros de diâmetro passou a ser considerado um dos maiores risco para a humanidade, já que ele tem tamanho suficiente para acabar com toda uma cidade.

Órbita do asteroide 2021 QM1
Órbita do asteroide 2021 QM1.
Créditos: NASA / SBDB / divulgação

Após sua descoberta, o asteroide 2021 QM1 foi perdido de vista, já que sua posição o colocava muito próximo do Sol. Quando emergiu no lado escuro do nosso céu, os astrônomos poderiam observá-lo novamente, porém, seu brilho era muito fraco - 250 milhões de vezes mais fraco que a estrela mais escura do céu noturno. Mas será que um dos maiores observatórios terrestres poderia observá-lo?


Com ajuda do VLT - o Very Large Telescope, localizado no Deserto do Atacama, no Chile, os astrônomos conseguiram a façanha de enxergar esse asteroide com perigo de colisão com a Terra.

Asteroide 2021 QM1 observado pelo VLT no Chile
Asteroide 2021 QM1 observado pelo VLT no Chile.
Créditos: ESO / ESA / VLT

Com as novas observações, foi possível aferir sua trajetória com mais precisão, e agora percebemos que o asteroide 2021 QM1 não tem chance de colisão com a Terra em 2052.


Apesar do asteroide 2021 QM1 ser o primeiro da lista, ele não estava sozinho. Hoje, existem outros 1.377 asteroides que se aproximam muito da Terra a ponto de serem monitorados constantemente. Nenhum deles tem chance real de colisão com a Terra, mas sempre é bom ficar de olhos abertos.


Imagens: (capa-ESO) / ESA / ESO / VLT / NASA / SBDB / divulgação
29/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário