Impacto na Lua é confirmado com imagens da nave Lunar Reconnaissance Orbiter

impacto na Lua confirmado

O orbitador LRO registrou duas novas crateras de impacto resultadas da colisão do objeto misterioso com a Lua

Duas novas crateras de impacto acabam de ser confirmadas no Lado Oculto da Lua. As imagens da Lunar Reconnaissance Orbiter mostram o antes e o depois da colisão ocorrida em 04 de março. Mas o que colidiu com a Lua?


As estimativas iniciais diziam se tratar de um estágio superior do foguete Falcon 9, da SapceX. Em seguida, astrônomos acreditavam ser na verdade um estágio superior de um foguete chinês Long March 3C, responsável pelo lançamento da missão Chang'e 5 T1 de 2014. Mas criou-se um impasse: a China dizia que aquele objeto que estava em rota de colisão com a Lua não era chinês.


Apesar de não saberem exatamente do que se tratava, uma cosia era certa: iria acontecer uma colisão com a Lua, aproximadamente às 12:26 UTC do dia 4 de Março, no Lado Oculto, próximo da Cratera Hertzsprung.


O que vimos?

As duas novas crateras de impacto foram encontradas a 8 km de distância do local estimado para ocorrer o impacto, o que pode ser explicado pela influência do vento solar, que poderia alterar a velocidade do objeto perdido. Mas uma coisa não era esperada: uma cratera dupla!

cratera-foguete-na-Lua
O antes e o depois do impacto ocorrido em 04 de março de 2022.
Créditos: NASA / LRO / divulgação

O objeto estimado em 1,8 tonelada criou uma cratera dupla de 28 metros de diâmetro, sendo uma de 18 metros e outra e 16 metros. Outros impactos de objetos na Lua tinham no máximo 29 metros (bate com a queda deste objeto) porém, nenhum deles resultou numa cratera dupla.

E a Lua deverá ser alvo de diversas novas colisões, já que com o avanço do programa Artemis, que visa pousar na Lua novamente e colocar a primeira mulher na superfície da Lua, novas missões de testes serão lançadas. Novas crateras feitas pelo ser-humano tendem a ser ainda mais frequentes no futuro.



Imagens: (capa-LRO) / LRO / NASA / divulgação
27/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Ninguém é dono do objeto que colidiu com a Lua, porém não faltaram olhos em órbita da mesma para documentar o local da queda. Partindo da premissa que tanto americanos quanto chineses não dão ponto sem nó e nem batem prego sem estopa, dá-se margem aos cavalos, que em ato de pressentimento e desconfiança, ponham-se a trocar orelhas.

    ResponderExcluir