Não foi lixo espacial - bólido é visto riscando os céus de Vitória no Espírito Santo

Não foi lixo espacial - bólido é visto riscando os céus de Vitória no Espírito Santo

Meteoro super brilhante riscou os céus da região de Vila Velha, na Grande Vitória

Nessa sexta-feira, 10 de junho, um bólido riscou os céus de Vila Velha, na Grande Vitória, Espírito Santo, às 04h59 local. O brilho foi intenso e suas câmeras conseguiram registrar o fenômeno. O bólido foi longo, com duração de 10 segundos aproximadamente.


Bólidos são meteoros com brilho acima do normal, resultado de fragmentos espaciais maiores que o comum. Como resultado, seu brilho é mais intenso, e com isso, parte do material pode resistir à entrada na atmosfera e cair na forma de meteorito.


Outra câmera que registrou o fenômeno foi da GOA, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ligada ao projeto EXOSS de monitoramento de meteoros.


Teve queda de meteorito?

De acordo com Marcelo de Cicco, astrônomo e coordenador do projeto EXOSS, a fragmentação do objeto foi visível, e aconteceu numa altitude média de 90 km, em velocidade bastante lenta. Tudo leva a crer que houve sim a queda de meteoritos na região de Vitória.

E se você também viu esse grande meteoro, deixe seu relato em https://exoss.imo.net/ , pois além de registrar seu avistamento, você estará ajudando no estudo de meteoros no Brasil.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
10/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário