Superlua de Morango domina os céus dessa terça-feira 14 de junho de 2022

Superlua de Morango em 14 de Junho de 2022

Você verá a Lua Cheia ainda mais brilhante e maior do que o normal

Nessa terça-feira, 14 de junho, teremos uma Superlua de Morango para iluminar os céus do mundo todo. E você poderá observar essa Lua maior e mais brilhante do quintal da sua casa!



O que é uma Superlua?

Para entender isso, devemos lembrar que a Lua completa uma volta ao redor da Terra em de cerca de 27 dias. É durante esse trajeto que acontecem as fases da Lua (por conta da luz solar), como mostra a animação abaixo:

Fases da Lua - animação

Mas enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu) e seu ponto mais distante (apogeu).


O perigeu e o apogeu da Lua acontecem em qualquer época, independente da fase da Lua, porém, quando o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) acontece no mesmo dia da Lua Cheia, temos então o fenômeno chamado Superlua. Com isso a Lua pode se tornar até 14% maior e até 30% mais brilhante.


E o que é uma Superlua de Morango?

De acordo com o livro Maine Farmer's Almanac, lançado na década de 1930 para descrever os termos usados pelos povos nativos da América do Norte, a Lua de Morango (Strawberry Moon) é o nome que se dá à Lua Cheia do mês de Junho, já que coincide com a época da colheita de morangos no hemisfério norte. 

Já na Europa, a Lua Cheia de Junho ganha o nome de "Lua de Mel", já que acontece na época de colheita de mel. Entre maio e junho, acontecem muitos casamentos na Europa, não apenas pela fartura de mel mas também de vários tipos de alimento, já que trata-se da época de calor daquele continente. Com isso, a Lua de Mel (Lua Cheia do mês de junho) também é conhecida como a primeira Lua Cheia dos recém casados - daí a origem do termo Lua de Mel no mundo todo.



Teremos 2 Superluas seguidas

Essa Superlua de 14 de junho é a primeira de uma sequência de duas Superluas seguidas. Em 13 de julho teremos outra Lua Cheia maior e mais brilhante do que o comum - uma outra Superlua.

Para que uma Lua seja considerada "Super", ela precisa coincidir o ápice de sua fase Cheia com o perigeu (ponto de maior aproximação com a Terra). Ou seja: a maioria das Luas Cheias são comuns. Em geral, temos de 2 à 5 Superluas por ano.


Transmissão ao vivo

Teremos live mostrando a Superlua de 14 de Junho de 2022 com telescópio. Fiquem ligados em nosso canal no Youtube!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração) / ilustração / divulgação
14/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: