O maior impacto detectado em Júpiter desde 1994

O maior impacto detectado em Júpiter desde 1994

O maior impacto detectado em Júpiter desde o 1994 pode nos ajudar a prever efeitos de impactos até mesmo aqui na Terra

Em outubro de 2021, astrônomos profissionais detectaram um brilho muito forte em Júpiter. Algo havia atingido o maior planeta do Sistema Solar, liberando o equivalente a 2 megatons de TNT - um evento comparável ao Evento de Tunguska que em 1908 foi responsável ´por derrubar mais de 80 milhões de árvores em uma área de 2.150 quilômetros quadrados.


O estudo foi publicado no repositório ArXiv e foi aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal Letters.


Um grande impacto em Júpiter

A colisão aconteceu em 15 de outubro de 2021, e foi observada pelo instrumento PONCOTS (Planetary Observation Camera for Optical Transient Surveys), que é operado pela Universidade de Kyoto no Japão.

Esta foi a primeira vez que um  observatório dedicado para detectar impactos em Júpiter conseguiu a tal façanha, o que permitiu estudar o impacto de forma minuciosa.

Impacto em Júpiter obervado em 15 de outubro de 2021 - PONCOTS
Impacto em Júpiter observado em 15 de outubro de 2021 - PONCOTS.
Créditos: PONCOTS / divulgação

Excluindo o impacto do cometa Levy-Shoemaker 9 em 1994, este foi o maior impacto em Júpiter já registrado.

Vale ressaltar que em setembro de 2021, outra colisão foi registrada em Júpiter, inclusive a observação foi feita por um brasileiro.


Detalhes do impacto em Júpiter

A equipe de pesquisadores conseguiu estimar que o objeto que colidiu com Júpiter tinha 4,1 milhões de kg, e um tamanho de 15 à 30 metros de diâmetro. Parece pouco, mas acrescente uma velocidade rápida o suficiente para aquecer o material a cerca de 8.000°C na atmosfera de Júpiter e você terá um bólido realmente brilhante - tão brilhante que foi visto daqui da Terra.

Outras colisões em Júpiter já foram observadas por astrônomos amadores ao redor do mundo, mas esta, além de ter sido observada por um instrumento dedicado, foi 10x mais brilhante que as observadas anteriores.

Flash de impacto registrado em Júpiter em 15 de outubro de 2021
Flash de impacto registrado em Júpiter em 15 de outubro de 2021.
Créditos: PONCOTS

Este tipo de impacto ocorre com muito mais frequência em Júpiter do que na Terra (ainda bem!). Os pesquisadores estimaram que um impacto como esse acontece uma vez a cada um ano, e é de 100 a 1.000 vezes mais comum do que na Terra.

A equipe pretende lançar uma nova campanha de monitoramento de impactos em Júpiter com uma versão atualizada do sistema PONCOTS.


"Já que o sistema original do PONCOTS é um protótipo, ele não suporta uma observação remota, o que é essencial para monitoramento de longo-prazo", disse o Dr. Ko Arimatsu, líder do estudo. "A próxima geração do sistema PONCOTS vai permitir esse modo e assim, observar detecções de outros flashes de impacto."

Estaremos ao vivo em nosso canal no Youtube para falar mais sobre isso. A live terá início às 21h30 de hoje, 17 de junho, e estará disponível logo abaixo:


Coletar dados de colisões em outros planetas nos ajuda a entendermos o que um asteroide ou um cometa parecido poderia causar aqui na Terra no caso de uma colisão prevista. Neste caso, se este impacto tivesse ocorrido aqui em nosso planeta, causaria uma destruição considerável em uma área do tamanho de uma cidade.


Imagens: (capa-PONCOTS) / PONCOTS / Arimatsu et al / Universidade de Kyoto / divulgação
17/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Deve ter sido uma "pancada" e tanto no planeta com aquela gravidade e aceleração, chega a dar inveja.

    ResponderExcluir