Aconteceu uma nova colisão em Júpiter - Veja os Melhores Vídeos!

novo impacto em jupiter em 13 de setembro 2021

O brasileiro José Luis Pereira fez parte da descoberta da mais nova colisão em Júpiter!

No dia 13 de setembro de 2021, às 19h39m30s pelo horário de Brasília (22:39:30 UTC), o astrônomo amador brasileiro José Luis Pereira conseguiu registrar algo muito raro: o impacto de um objeto em Júpiter.


Para se confirmar um impacto em Júpiter, é necessário aguardar uma rotação do gigante gasoso para se verificar possíveis vestígios deixados na atmosfera do planeta por conta do impacto do objeto.

Outra forma também utilizada para se confirmar um impacto em outro mundo, é quando mais de um registro é feito por uma pessoa diferente em um local distinto do globo. E foi isso o que aconteceu.


Ao estudar o caso, eu encontrei mais dois registros desse novo impacto em Júpiter. O astrônomo amador alemão Harald Paleske estava observando o trânsito de Io na frente de Júpiter quando o flash de impacto foi registrado:

Nova Colisão em Júpiter - impacto em Júpiter 13 setembro 2021
Nova Colisão em Júpiter registrada em 13 de setembro de 2021.
Créditos: Harald Paleske

Enquanto isso, outro astrônomo amador, dessa vez na França - Jean Paul Arnould - membro da Société Lorraine d'Astronomie (SLA), também conseguiu gravar o momento do impacto em Júpiter.

O flash de impacto em Júpiter ocorreu na latitude 106.9° (CM1), longitude +3.8° do gigante. Sendo confirmado oficialmente, este deve ser o 12º impacto em Júpiter desde 1994 quando o cometa Shoemaker Levy 9 deixou grandes cicatrizes ao se chocar contra o maior planeta do Sistema Solar.


No caso desse novo impacto em Júpiter ocorrido no dia 13 de setembro de 2021, de acordo com especialistas, uma rocha espacial de pelo menos 100 metros teria sido a responsável pelo brilho observado. Essa rocha espacial pode ter sido tanto um asteroide quanto um cometa.

Parabéns José Luis Pereira, por fazer parte desse momento épico!



Imagens: (JP Arnould) / José Luis Pereira / Harald Paleske / Jean Paul Arnould / Société Lorraine d'Astronomie / divulgação
15/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Júpiter fica no meio do céu por volta das 23:00, fica bom para observar se não estiver nublado.

    ResponderExcluir
  2. Lentes Barlow tendem a deixar as imagens mais turvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais lentes o você recomenda?

      Excluir
    2. Se tratando de Barlow, sinceramente eu não sei. Mesmo se fosse uma Barlow feita pela Zeiss, eu teria reservas.

      Excluir