Olhem para o Céu - Estrela em explosão rara de brilho na constelação de Escorpião

Um brilho surge no céu - explosão rara de estrela chama a atenção na constelação de Escorpião

O evento conhecido como Nova Recorrente é raro, e agora pode ser visto nos céus

Uma estrela chamada U Scorpii, na constelação de Escorpião, está chamando atenção por seu aumento de brilho repentino. Ela já explodiu em brilho outras vezes, e agora, teve um aumento de milhares de vezes em seu brilho em menos de 14 horas. O melhor de tudo é que você pode observar do quintal da sua casa!



Nova Recorrente

O evento observado em U Scorpii chama-se "Nova Recorrente", e envolve um sistema binário de estrelas - uma anã branca e outra estrela que pode ser uma estrela da sequência principal como o Sol ou uma gigante.

U-Scorpii-Ernesto-Gruido
U Scorpii em explosão de brilho.
Créditos: Ernesto Gruido / divulgação

A anã branca rouba matéria de sua companheira maior, criando um grande disco de acreção de material composto basicamente por hidrogênio e hélio. Quando esse material atinge um nível crítico de temperatura e pressão, a estrela emite um forte flash de luz que dura alguns dias ou semanas numa explosão termonuclear. Temos uma nova recorrente! Nova por se tratar de um evento explosivo envolvendo uma estrela que ganha brilho de forma abrupta. Recorrente pelo fato de ocorrer diversas vezes com a mesma estrela.



Um tiro estelar

Quando uma nova recorrente acende em brilho, material é lançado no espaço e nota-se um aumento repentino no brilho na estrela. No caso de U Scorpii, esse aumento de brilho pode chegar em aproximadamente 100.000 vezes.

Explosão-termonuclear-de-estrela

O descobridor desse evento foi Masayuki Moriyama, do Japão, que percebeu o aumento de brilho repentino enquanto observava o céu com binóculos 10x50 no dia 06 de junho de 2022. A estrela que estava com magnitude aparente de 17 foi para 7,8 em apenas 14 horas.


Não é a primeira vez, mas é raro

A estrela U Scorpii já teve outras explosões observadas em 2010, 1999, 1987, 1979, 1936, 1917, 1906, 1863. No total, conhecemos 10 estrelas variáveis que produzem a explosão conhecida como nova recorrente, sendo U Scorpii uma delas.

Magnitude aparente de U Scorpii da última explosão de brilho em 2010
Magnitude aparente de U Scorpii durante sua última explosão de brilho em 2010.
Créditos: divulgação


Observe do quintal de casa

Olhe para o céu! Encontre a constelação de Escorpião e veja com seus próprios olhos uma estrela que há poucos dias era invisível mesmo através de telescópios. Para conseguir observá-la, utilize binóculos ou pequenos telescópios, pois mesmo com esse aumento de brilho de milhares de vezes, ela ainda está um pouco além do que nossos olhos conseguem enxergar.


Outra dica é fazer fotografias de longa-exposição para revelar sua posição. Veja onde está a estrela U Scorpii no céu neste vídeo:


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-Ernesto Guido) / Ernesto Gruido / divulgação
15/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Essa nova já está em magnitude 12.5 (fonte AAVSO) o que a torna difícil de observar.

    ResponderExcluir
  2. Quem lê a matéria, pode ser levado a se convencer que é fácil identificar uma estrela de quase 9a magnitude. Ainda mais que essa Nova cai rapidamente de brilho. Menos sensacionalismo...

    ResponderExcluir
  3. Olhando a imagem alternando, do antes e depois do evento, fiquei com a impressão que um corpo celeste, diferente dos demais, parece se movimentar. Partindo da estrela do evento a direita, vc encontra um par de estrelas quase na horizontal que se destaca. Partindo da que está mais acima, fazendo uma diagonal a direita, temos outra um pouco menor que também está em destaque, daí vc desce um pouco na vertical, sem considerar a que está bem próxima dela, tem duas menores, também em diagonal (bem próximas), aí tem um corpo celeste acima, próximo da estrela a direita, bem discreto que, na alternância das imagens dá a impressão que está se movimentando em relação aos outros corpos celestes. Será??????

    ResponderExcluir
  4. Claro que a imagem como um todo é bem precária para verificar esse tipo de coisa e como a mesma, após o evento, tem mais luminosidade, pode provocar essa impressão de movimento…🤨🤨

    ResponderExcluir