2 estrelas colidem e tudo foi registrado pelo Observatório ALMA no Chile

2 estrelas colidem e tudo foi registrado pelo Observatório ALMA no Chile

A colisão estelar é um dos eventos mais extremos do Universo, e tudo foi registrado em níveis milimétricos de onda

A colisão entre duas estrelas, sendo pelo menos uma delas uma estrela de nêutrons, foi registrada em níveis milimétricos de onda, de uma forma nunca antes vista. As observações reveladas no periódico The Astrophysical Journal Letters mostra o resultado de observações lideradas por equipes das universidades Northwestern e Radboud, na Holanda.


A explosão ocorrida em uma outra galáxia que fica de 6 à 9 bilhões de anos-luz de distância deixou um dos maiores brilhos já vistos no Universo. As observações foram feitas utilizando o potente Observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array), no Chile, que conta com 66 antenas que juntas têm uma capacidade fora do comum para observar eventos distantes.


As explosões de raios-gama (conhecidas como GRBs) são os eventos mais extremos que conhecemos no Universo. Quando produzidas por supernovas, duram cerca de 1 minuto, e quando são resultado de colisões de estrelas, duram cerca de 1 segundo.

colisão de 2 estrelas GRB 211106A
Colisão de duas estrelas registrada pelo observatório ALMA.
Créditos: T Laskar / S Dagnello / ALMA / ESO / NAOJ / NRAO

Os raios-gama são o nível mais extremo do espectro eletromagnético. Uma explosão de raios-gama (GRB) de apenas 10 segundos equivale a toda energia liberada por uma estrela como o Sol em 10 bilhões de anos. Essas explosões forjam os elementos mais pesados que o ferro, e esses elementos são lançados para o espaço.


Essa colisão ocorreu em novembro de 2021 e foi nomeada GRB 211106A. Por se tratar de um evento extremo, ela produziu ondas gravitacionais, porém, essas não foram detectadas por conta da enorme distância.

Colisões de estrelas que ocorrem em outras galáxias, apesar de serem um dos eventos mais extremos e luminosos que conhecemos no Universo, são extremamente difíceis de serem observados. O Observatório ALMA conseguiu registrar esse evento extremo de raios-gama, e deixou os cientistas ansiosos, afinal de contas, outros eventos do tipo poderão ser observados pelo ALMA no futuro. 



Imagens: (capa-ALMA) / T Laskar / S Dagnello / ALMA / ESO / NAOJ / NRAO
04/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário