Colisão de estrelas de Nêutrons produziu parte do ouro que hoje temos na Terra

origem do ouro da Terra
Assim como o ouro, parte de outros elementos pesados como urânio e platina também podem ter vindo dessa grande colisão de estrelas massivas


Há cerca de um século, os cientistas acreditam que os elementos mais pesados do Universo são o resultado da nucleossíntese estelar - processo pelo qual os átomos se fundem no interior das estrelas, formando elementos cada vez mais pesados.



A nucleossíntese estelar explica não apenas a criação dos elementos mais pesados além do hidrogênio / hélio, como também dos materiais que formaram os planetas, incluindo a Terra.

Recentemente, cientistas sugeriram ainda que os elementos mais pesados do Universo, como ouro e platina, seriam formados após a colisão de estrelas binárias.




Agora, um estudo publicado na revista Nature, liderado pelo professor Szabols Márka, da Universidade de Columbia, e pelo professor Imre Bartos, da Universidade da Flórida, nos revela que a colisão de duas estrelas de nêutrons, ocorrida a bilhões de anos atrás, produziu uma quantidade considerável dos elementos mais pesados que temos aqui na Terra, incluindo ouro, platina e urânio.

ilustração artística da colisão entre estrelas de neutrons
Ilustração artística da colisão entre estrelas de nêutrons.
Créditos: NASA / GSFC

De acordo com os cientistas, asteroides e cometas foram formados pelo material remanescente do Sistema Solar. Quando chegam aqui na Terra como meteoritos, eles carregam traços de isótopos radioativos (variantes específicas de um elemento químico) que os cientistas conseguem rastrear quando foram formados. Isso também ajuda a entendermos quais materiais existiam no Sistema Solar há bilhões de anos.




No estudo, Szabols e Imre fizeram simulações da Via Láctea e compararam os resultados com a composição de meteoritos encontrados aqui na Terra. Eles descobriram que uma colisão entre estrela de nêutrons deve ter ocorrido em nossa vizinhança cósmica, numa distância média de 1.000 anos-luz de nosso Sistema Solar, a cerca de 4,65 bilhões de anos atrás!

Nessa época, nosso Sistema Solar ainda não existia, pois era apenas uma grande nuvem de poeira e gás. Aproximadamente 100 milhões de anos depois, a Terra e os outros planetas do Sistema Solar se formariam ao redor do Sol que acabara de se formar.

colisão de estrelas de neutrons
Ilustração artística da colisão entre estrelas de neutrons.
Créditos: LIGO / divulgação

De acordo com o estudo, essa colisão entre duas estrelas de nêutrons poderia ter dado origem a 0,3% dos elementos mais pesados que encontramos aqui na Terra, sendo a maioria na forma de iodo - um elemento essencial para os processos biológicos, que pode ter desempenhado um papel fundamental no surgimento da vida.


Segundo Imre, "química, física e biologia estão intrinsecamente ligados, e devemos cruzar esses dados para resolvermos o enigma cósmico".

E como disse Szabols, "nossos resultados abordam a busca fundamental da humanidade: de onde viemos? É muito difícil descrever as grandes emoções que sentimos quando percebemos o que havíamos encontrado e o que significa para o futuro do nosso mundo".




Isso também reafirma o que Carl Sagan disse: "Somos um caminho para o Universo se conhecer. Uma parte do nosso ser sabe de onde viemos, e nós desejamos retornar. E nós podemos, porque o cosmos também está dentro de nós... O nitrogênio em nosso DNA, o cálcio em nossos dentes, o ferro em nosso sangue, o carbono em nossas tortas de maçã foram feitos no interior das estrelas em colapso. Somos feitos de estrelas."


Imagens: (capa-ilustração/LIGO) / LIGO / NASA / GSFC / divulgação
07/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

15 comentários:

  1. Mas 0,3% não explicam lá grande coisa, já que outras seriam as origens dos 99,7% restantes...

    ResponderExcluir
  2. Acho que 0,3 corresponde especificamente à está colisão indicada no Estudo, os outros 99,7 provém de outras colisões, supernovas e outros eventos violentos na galáxia!

    Hoje falei sobre Carl Sagan com meus sobrinhos e seus amigos adolescentes, ninguém ouviu falar dele... que lástima, o que essas crianças estão aprendendo na escola? Somos feitos de estrelas, mas ainda ensinam que somos feitos de costela e barro...muito triste!

    ResponderExcluir
  3. Sim, exatamente isso que entendi, o que faz dessa colisão em si, que seria objeto da publicação, praticamente irrelevante.

    Carl Sagan é maravilhoso. Tentaram refazer Cosmo, a série inimitável dele, mas não saiu tão bom quanto aquela série. Diga a eles que tem no Youtube, com a tradução brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica amigo, a série Cosmos deveria ser obrigatória nas escolas!

      Excluir
  4. Como são tolos!

    Sempre existiu, existe e existirá a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA CRIADORA, que independentemente de religiões ou crenças: todos buscam.

    Afirmo e provo no REVELANDO OCULTOS, totalmente dentro da lógica científica, que:

    Antes do HAJA LUZ inversamente BIG BANG, não por acaso 7+7 LETRAS E 2 PALAVRAS QUANTICAMENTE INVERSAS, já existia a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA: A VIDA ETERNA CRIADORA.

    Infinitamente Superior a EV Energias Vitais: que nossos corpos movem.

    ENERGIA PURA INFINITA = VIDA PURA E ETERNA, INTELIGÊNCIA INFINITA, SABEDORIA INFINITA, PODER INFINITO, PERFEIÇÃO INFINITA, ALEGRIA INFINITA, AMOR INFINITO, BONDADE INFINITA, TUDO DE BOM: INFINITAMENTE.

    ENERGIA VIVA INFINITA, ONIPRESENTE, ONISCIENTE, ONIPOTENTE E SEM SEXO: PORQUE É A ÚNICA QUE TEM CAPACIDADE DE CRIAR: ACIMA do procriar.

    Nem homem: nem mulher.

    Atribuir-Lhe, limitadas e falhas características humanas: tolice é.

    ÚNICA ENERGIA INTELIGENTE VIVA INFINITAMENTE CRIADORA NÃO CRIADA, UMA VEZ QUE TODAS AS DEMAIS ENERGIAS FORAM CRIADAS, PELA ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA: A VIDA ETERNA CRIADORA.

    Dentre Tantas Energias Especiais, Que Foram Criadas Pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA A VIDA ETERNA CRIADORA:

    Encontra-se o Maravilhoso Combo Energético de EV Energias Vitais que nossos corpos movem, nos fazendo pensar discernir e agir, de forma totalmente diferenciada: de subespécies.

    ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, IMUTÁVEL, NÃO TRANSFORMÁVEL, NÃO DISSIPÁVEL: E JAMAIS DIVISÍVEL.

    ÚNICA ENERGIA ETERNA CRIADORA = ÚNICA VIDA ETERNA CRIADORA: APENAS POR SI.

    Com meu Q.I. que já era elevado, no dia 10.3.2015 ainda mais potencializado por QUEM me criou:

    Gradativamente fui compreendendo o MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA CRIADORA, QUE POR SER A ÚNICA ENERGIA COM PODER PARA CRIAR:

    OBJETIVANDO COMPARTILHAR: AMOR INFINITO, BONDADE INFINITA, SATISFAÇÃO INFINITA, ALEGRIA INFINITA, FELICIDADE INFINITA E VIDA INFINITA:

    DECIDIU CRIAR SUA PERFEITA CRIAÇÃO-ENERGÉTICA = VIVA, INTEGRADA COMO UM TODO PARAÍSO-ENERGÉTICO: UM-ÚNICO-REAL-ENERGÉTICO-PERFEITO-INFINITO-NÃO-ATÔMICO.

    SÓ QUE ANTES DE CRIÁ-LO, A ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA JÁ SABIA, QUE POR TER SUA MARAVILHOSA OBRA CRIATIVA IMENSA INTELIGÊNCIA COMO UM TODO: IMEDIATAMENTE AO SER CRIADO E VER QUE ERA UM CORPO, COMPOSTO POR CINCO UNIDADES PERFEITAS, TODAS COMPOSTAS POR DIVERSOS COMPONENTES TAMBÉM PERFEITOS: O PERFEITO-PARAÍSO UM-ÚNICO-REAL-ENERGÉTICO-PERFEITO-INFINITO-NÃO-ATÔMICO COM SUA IMENSA INTELIGÊNCIA, IMAGINARIA E PERGUNTARIA PARA SI MESMO:

    COMO SERIA, UM-INVERSO A MIM?

    Assim sendo, criou pelo HAJA LUZ um UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO NÃO ATÔMICO, que por não atuar por si mesmo, e sim ser comandado por QUEM o criou, PERFEITO é:

    E PROJETOU a IMAGEM ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE DO MESMO, como "UM INVERSO ATÔMICO COMO SERIA... CURTO-CIRCUITANTE... EXPLOSIVO... ILUSÓRIO... DESUNIDO... CAÓTICO...


    O criacionismo apresentado pelos HEBREUS anteriormente SEMÉRIOS e não SUMÉRIOS, porque do nobre SEM, descendiam:

    Representados pelo assim como eu, PREDESTINADO MOISÉS: foi de GRANDE IMPORTÂNCIA E VALIA, até 10.3.2015, em que JOSÉ "ACRÉSCIMO DO SENHOR", recebeu a missão de atualizá-lo totalmente dentro da lógica, até mesmo sob o ponto de vista: dos genialíssimos fenômenos quânticos.

    Mesmo tendo nascido no distrito de PARAÍSO BAHIA PINDORAMA = BRASIL, o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, chamado primitivamente de ESPÍRITO, que move meu corpo-imagem-atômica-e-orgânica-3D, ascendente e descendente do nobre SEM: é.

    Que possas entender tu, que todos nós, somos importantíssimos: para QUEM nos criou.

    Tudo é só ENERGIA CRIADORA: e energias criadas.

    Para melhor compreender moçada: DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
  5. Como ZÉ HOSPÍCIO e outros que comentam aqui, são crentes do ateísmo:

    Façam um OCEANO para mim.

    Ou então viagem MILHÕES DE ANOS LUZ, e se tornem donos da ESTRELA DIAMANTE que foi descoberta por um astrônomo brasileiro, que é todinha UM DIAMANTE, praticamente do tamanho do ainda 3° ELEMENTO-H: que habitamos.

    Vivam também pelo menos 1/3, que vive uma espécie de ÁGUA-VIVA: que vive 500 anos.

    Que tal 10% apenas, que vive uma sequoia?

    Dessa vez o Zé HOSPÍCIO comerá merda: e rasgará moedas.

    Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, não seria melhor eu comer moedas e rasgar a m*rda?

      Excluir
    2. Kkkkkkkk se eu fosse o senhor criava uma igreja, tem tudo para dar certo...descendente de Moisés!!! Oferece um misterioso PARAÍSO-ENERGÉTICO!?, Apresenta a ENERGIA CRIADORA, outro deus?! ? Por fim e mais importante, anuncia o fim do mundo, o tal do ARLUVIO!! Pensei em um nome aqui, que tal IGREJA MULTIVERSAL DO REINO QUANTICO DA ENERGIA CRIADORA, muito grande né?
      Chama o comandante Ashtar aí Zé hospício p ajudar nosso maluco beleza!!

      Excluir
    3. Pode deixar! O Ashtar tá bêbado pakaray agora, mas quando ele sarar eu aviso ele.

      O meu colega que sofre de napoleonismo falou que que adorou a ideia, e que assim que ele terminar de conquistar a Europa ele cai decretar a IGREJA MULTIVERSAL DO REINO QUANTICO DA ENERGIA CRIADORA como religião oficial.

      Excluir
  6. Pergunta para ti ZÉ HOSPÍCIO, que diz que ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA não exste, e foi por mim inventada:

    Sendo ESTRELA DE NÊUTRONS, e sendo NÊUTRONS, um dos ELEMENTOS do MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam de ÁTOMO:

    Existe ou não MACROS ELEMENTOS ATÔMICOS?

    Existe ou não ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA, já que existe ESTRELA TODINHA em um só ELEMENTO?

    Quanto a comer moeda e rasgar m^rda:

    Alterações dos produtos, só geraria entupimento dos dutos, e travamento do RETENTOR do senhor: e seu doutor.

    Toca RAULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, anteontem chegou um paciente novo aqui no hospício que é mais maluco que o Sr e eu juntos!

      Ele acredita que a Terra é oca e habitada por seres intraterrenos que ele diz que parecem lagartos! E ainda por cima que a Nasa espiona os pensamentos dele usando drones e que transcreve eles na internet!

      Nós apelidamos ele de Zé Minhoca, por conta dessa história de seres habitando o interior da Terra.

      Mas o doutor pediu pra te tranquilizar que a vaga do Sr aqui tá reservada, ninguém vai ocupar ela não! O seu Ishiro tá até trocando a mobília do seu futuro quarto aqui.

      ROCA TAULLLL!
      ♪♫ Vou ficaaaaaar...Ficar com certeza maluco beleza ♫♪

      Excluir
  7. Uia cadê o AMOR INFINITO BONDADE INFINITA e o senso de humor INFINITO, a zoeira nunca pode acabar seu Zé Bonifácio!!!

    ResponderExcluir
  8. NÃO VEJO NADA DEMAIS NESSE OURO ''NEUTRONIANO'' PELO SIMPLES. TUDO QUE TEMOS VEM DA NUVEM QUE FORMOU O SOL SEM QUE FALE DA ESTRELA QUE DEU ORIGEM A ELA. CIENCIA,SIM.DEM~ENCIA,NÃO111

    ResponderExcluir