Meteoro explode na atmosfera durante o dia - choque causa estrondo intenso

Meteoro explode na atmosfera durante o dia - choque causa estrondo intenso

Um meteoro diurno chamou a atenção por conta de seu barulho intenso de explosão

Não é todo dia que temos meteoros registrados durante o dia, já que a luz do Sol ofusca a grande maioria deles, e apenas os mais extremos são vistos. Mas foi exatamente isso que aconteceu no último sábado, 13 de agosto, quando um bólido rasgou os céus de Utah nos EUA.


Ao se chocar com a atmosfera da Terra, o pequeno asteroide produziu um forte estrondo que foi ouvido por diversos moradores. O meteoro também pôde ser visto (e ouvido) de outros estados como Colorado, Idaho e Wyoming.


Até agora já são 38 relatos deixados no site da IMO (Organização Internacional de Meteoros). De acordo com relatos, o brilho chegou a ser mais intenso do que o da Lua Cheia, que por sua vez, tem um brilho que atinge o nível de -12 na escala de magnitudes.



Queda de meteorito

Por conta do brilho intenso, sabemos que o objeto era na verdade um pequeno asteroide, e meteoritos devem ter caído na região do lago Great Salt Lake, em Salt Lake City, Utah.

O evento ocorreu no dia 13 de agosto pela manhã às 08h31 do horário local (14:31 UTC). Até agora, não houve relatos de feridos, assim como de possíveis meteoritos encontrados.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
16/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário