Seu GPS pode falhar - Tempestade Solar Intensa chegará a qualquer momento

Seu GPS pode falhar - Tempestade Solar Intensa chegará a qualquer momento

Se o seu sinal de GPS falhar, agora você já sabe o que está acontecendo

Nos últimos dias, o Sol vem produzindo diversas explosões de radiação seguidas de ejeções de massa coronal - e isso não para!


Parte desse material solar altamente energizado começou a chegar na Terra ontem (17 de agosto), e se intensificará entre hoje 18 de agosto e amanhã 19 de agosto. O pico da tempestade geomagnética deve acontecer a qualquer momento. A tempestade geomagnética esperada é de classe G3 - intensa!


Com isso, satélites devem enfrentar problemas para comunicação; animais migratórios serão prejudicados; sinal de GPS deve falhar e (pasmem!) auroras austrais podem até acontecer no extremo sul Brasil! [no vídeo abaixo explicamos]

As auroras são eventos isolados que favorecem geralmente apenas observadores nas regiões dos polos. Porém, quando a tempestade geomagnética é intensa e o campo magnético da Terra é altamente distorcido com o impacto do material solar altamente energizado, as auroras (boreais e austrais) podem se estender para as regiões de latitude média, como pode acontecer dessa vez.


O que está acontecendo não é apenas um único impacto extremamente potente, mas sim diversos impactos de ventos solares e ejeções de massa coronal que estão sendo disparadas sem parar, sobretudo da região ativa AR 3078, que de longe é região que mais atira labaredas nos últimos dias. Mais de dez foram registradas até o momento.


Com o ciclo solar 25 chegando em seu auge, a intensidade e frequência das explosões solares tendem a aumentar gradativamente até chegar em seu auge, esperado para 2024.


Explosões solares e ejeções de massa coronal, apesar de serem atividades regulares e normais de uma estrela como o Sol, e não representarem risco para a vida em si, são prejudiciais à nossa tecnologia, e podem causar impactos como interferências em comunicação via satélite e rádio, GPS, e dependendo da intensidade, até mesmo problemas em transformadores de energia e na rede elétrica. 

Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento em nossas redes sociais.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
18/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário