'Cabelo marciano': o enigma que está intrigando os cientistas da NASA

'Cabelo marciano' - o enigma que está intrigando os cientistas da NASA

Durante sua 12ª coleta de amostras do solo marciano, os cientistas se depararam com algo surpreendente

Recentemente em agosto desse ano, o rover Perseverance da NASA fez sua 12ª coleta de amostras em solo marciano. Mas o que deixou os cientistas de boca aberta foi algo inesperado: no tubo de amostras, podemos ver um pequeno fio que foi coletado no solo de Marte.


Ao ser questionada, a NASA afirmou que até agora não se tem uma explicação para esse bizarro fio encontrado em Marte. O pequeno objeto ficou conhecido como "cabelo marciano" ou até mesmo "pelo de gato de Marte", mas sabemos que não se trata de pelo ou cabelo, já que as sondas enviadas para outros mundos passam por processos de esterilização para não contaminar o ambiente alienígena.

Estrutura similar a um fio de cabelo encontrada durante coleta de amostras de solo do rover Perseverance em Marte
Estrutura similar a um fio de cabelo encontrada durante coleta de amostras de solo do rover Perseverance em Marte.
Créditos: NASA

Ainda de acordo com os cientistas, o que poderia talvez explicar esse estranho fio encontrado em Marte seria o sistema de para-quedas que aterrissou o rover Perseverance em Marte em fevereiro de 2021. fato é: até agora, não temos uma resposta.


A NASA acionou outras câmeras do rover para analisar o estranho "fio de cabelo", mas até agora as imagens não foram divulgadas e os cientistas continuam sem resposta.

O 'cabelo marciano' foi encontrado durante a 12ª coleta de amostras de solo marciano feita na região da Cratera Jezero - local onde os cientistas acreditam ter sido um antigo delta de um rio no passado remoto do Planeta Vermelho.


O rover Perseverance aterrissou em Marte em fevereiro de 2021, e sua principal missão é a de investigar qualquer resquício de vida antiga em Marte.



Imagens: (capa-divulgação) / NASA
05/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Saibam que naquele planeta os alienígenas são a sonda e tudo o que foi utilizado no seu pouso.

    ResponderExcluir