Sonda que vai se chocar com asteroide envia primeira foto de seu alvo Dimorphos

Sonda que vai se chocar com asteroide envia primeira foto de seu alvo Dimorphos

A nave DART lançada em 2021 está chegando perto de sua colisão tão esperada

Pela primeira vez a missão DART enviou sua primeira imagem mostrando o asteroide Dimorphos - seu alvo que será impactado propositalmente no dia 26 de setembro. Essa é a primeira missão da história onde tentaremos na prática desviar um asteroide de sua trajetória.


Não. O asteroide Didymos não vai colidir com a Terra, mas a escolha de impactar com ele não é à toa. Por ser um sistema binário, onde temos um asteroide maior (Didymos com 780 metros) e um menor (Dimorphos, com 170 metros), poderemos mensurar com precisão o quanto conseguimos desviar o asteroide menor de sua trajetória em torno do asteroide maior.

Primeira imagem do asteroide Didymos feiat em 27 de julho de 2022 pela sonda DART
Primeira imagem do asteroide Didymos feiat em 27 de julho de 2022 pela sonda DART.
Créditos: NASA / DART

A imagem é um mosaico composto por 240 capturas feitas em 27 de julho, mas só agora a NASA divulgou. 


Telescópios terrestres também podem registrar o asteroide Didymos e seu companheiro Dimorphos, porém o registro feito pelo instrumento DRACO de navegação ótica é importante para confirmar o perfeito funcionamento de guiagem da sonda. A imagem foi feita quando DART estava a 30 milhões de km de seu alvo, o asteroide Dimorphos. Identificar o alvo é importante também porque reajustes de navegação podem ser feitos, se necessário, afinal, estamos falando de uma trajetória autônoma da sonda DART.

A missão DART foi lançada em 2021 e trata-se da primeira tentativa prática para desviar sutilmente um asteroide de sua trajetória original.


A colisão está programada para acontecer em 26 de setembro de 2022 às 20h14 pelo horário de Brasília (23:14 UTC). Estaremos ao vivo em nosso canal para acompanhar esse momento histórico em tempo real!



Imagens: (capa-DART) / NASA / DART / divulgação
08/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Seria interessante que a missão que vai utilizar a sonda para colidir com o asteroide tivesse levado algum tipo de explosivo para estudarmos quais os efeitos e a importância de usar esse tipo de artefato em situações reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser no asteroide, temos alvos muito bons aqui no próprio planeta.

      Excluir
    2. Tipo os dois vaselinas ali embaixo que ficam divulgando sites de jogatina?

      Excluir