Falha no James Webb força paralisação temporária

problema no telescópio james webb

Erro em um dos instrumentos do Telescópio Espacial James Webb faz com que a NASA pause temporariamente suas observações científicas

O Telescópio Espacial James Webb está pausado temporariamente após um problema técnico ter sido detectado. Um comitê foi contratado para encontrar soluções para que o problema seja solucionado o mais breve possível.


"A equipe do Webb pausou as observações agendadas com este modo particular, enquanto continuam analisando o comportamento dele e seguem desenvolvendo estratégias para retomar as observações o mais rápido possível", disse a NASA em um comunicado oficial.


O que aconteceu com James Webb?

O problema foi detectado em um dos 4 instrumentos do James Webb chamado MIRI (Mid-Infrared Instrument) - uma câmera ultra fria que é um combinado de câmera com espectroscópio. Essa câmera utiliza uma roda de filtros ultra tecnológica que vem apresentando problemas na engrenagem desde agosto, segundo a própria NASA.


O instrumento MIRI requer temperatura extremamente baixas para sua operação, que só ocorre com -266°C - diferente dos -233°C que os outros instrumentos precisam.

E o instrumento MIRI é bastante complexo. Projetado pelo Instituto de Astronomia Max Planck, ele possui rolamentos de esferas de alta precisão, lubrificação MoS2 a seco, motores criogênicos, sistema de sensor de posição magneto-resistivo, entre outros. Não, não é uma simples roda.


Os outros instrumentos NIRCam, NIRSpec e FGS/NIRISS estão operando conforme o planejado. A NASA ainda não anunciou uma data estimada para normalização do telescópio espacial.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
22/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Esse telescópio tá urucado!

    ResponderExcluir
  2. Espero que resolvam o problema, sei não esse James Webb, parece que não vai durar muito, diferente do lendário Hubble!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas diferentemente dele o Hubble precisou de vários remendos até ficar bom.

      Excluir
    2. Bem lembrado! Sem falar daquela "cirurgia oftálmica" que tiveram que fazer no "Hubble Magoo". Muito bem sucedida, por sinal. O problema com o James Webb é que não vai ter linha de ônibus espacial passando por L2 tão cedo.

      Excluir
  3. A good blog always comes-up with new and exciting information and while reading I have feel that this blog is really have all those quality that qualify a blog to be a one.
    텍사스경기일정
    토토파크
    라이브스코어코리아

    ResponderExcluir
  4. I feel very grateful that I read this. It is very helpful and very informative and I really learned a lot from it.
    NHL분석
    NHL스코어
    NHL일정

    ResponderExcluir