Tá dando pra ver no mundo todo - Júpiter faz sua maior aproximação com a Terra em 59 anos!

Tá dando pra ver no mundo todo - Júpiter faz sua maior aproximação com a Terra em 59 anos!

Se existe um momento perfeito para observar Júpiter, esse momento é agora!

O maior planeta do Sistema Solar está chegando em seu perigeu - momento de maior aproximação com a Terra. No dia 25 de setembro (domingo), Júpiter estará em seu ponto de maior aproximação com a Terra. Em seguida, na segunda-feira (26), Júpiter estará em oposição, ou seja, oposto ao Sol. Com isso, Júpiter nasce à leste assim que o Sol se põe, dominando o céu noturno durante a noite a madrugada, e se pondo a oeste assim que o Sol aponta no leste pela manhã.


"A visão deve ser ótima por alguns dias antes e depois de 26 de setembro", disse Adam Kobelski, astrofísico pesquisador do Marshall Space Flight Center da NASA, em um comunicado oficial.

Com a máxima aproximação de Júpiter com a Terra + sua oposição, Júpiter se mostra maior e mais brilhante, facilmente visível no céu noturno como um objeto extremamente brilhante. A última vez que Júpiter ficou tão próximo da Terra foi em 1963, e a próxima vez que ele chegará mais próximo da Terra será em 2129.


Ao Vivo: Júpiter em sua máxima aproximação com a Terra

E é claro que para não perder essa oportunidade magnífica de observar Júpiter, teremos transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube mostrando Júpiter em seu ápice, com suas luas e detalhes que deixam qualquer observador de boca aberta!

A transmissão ao vivo mostrando Júpiter em tempo real com telescópio acontece nesse domingo, 25 de setembro a partir das 20h00 pelo horário de Brasília. A live também estará disponível logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo novo!


Uma aproximação e tanto

Neste domingo (25) Júpiter estará a 590 milhões de km da Terra - bem diferente dos cerca de 960 milhões de km de distância de quando ele está mais distante do nosso planeta.


Apesar de poder ser visto facilmente a olho nu, Júpiter se mostra ainda mais fascinante se observado com binóculos e telescópio.

Com binóculos, podemos ver suas quatro principais luas - as chamadas luas galileanas, que são elas: Io, Europa, Ganimedes e e Calisto.

Júpiter registrado com uma lente de 200mm por Bob King em setembro de 2022
Júpiter registrado com uma lente de 200mm por Bob King em setembro de 2022.
Créditos: Bob King / divulgação

No total, Júpiter possui 79 satélites naturais. Por conta dessa grande aproximação recorde com a Terra, astrônomos terão a chance de observar ainda algumas luas que normalmente não podem ser vistas mesmo com grandes telescópio: Himalia, Amalthea e Elara.


E não esqueçam da Grande Mancha Vermelha de Júpiter - uma tempestade que já dura mais de 300 anos! Por conta dessa grande aproximação de Júpiter, Poderemos vê-la com mais precisão, afinal de contas, também estamos mais perto dela como nunca!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!



Imagens: (capa-Bob King) / Bob King / divulgação
23/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Maravilha, Valeu Richard, entro aqui todos os dias para ler suas matérias, seu trabalho em prol da astronomia é fantástico, Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir