AO VIVO: Nave DART colide com asteroide Didymos 2

AO VIVO - Nave DART colide com asteroide Didymos 2

Preparem-se para a colisão

A espaçonave DART (Double Asteroid Redirection Test - Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) da NASA está se aproximando do asteroide Didymos e de sua lua Dimorphos, e atingirá seu alvo hoje à noite (26 de setembro) às 20h14 pelo horário de Brasília (23:14 UTC).


A nave DART colidirá com o Dimorphos na tentativa de alterar a trajetória do pequeno asteroide satélite. A missão tem o intuito de testar a teoria de que esta técnica poderia ser usada para desviar um asteroide em direção à Terra.

Embora nem Didymos nem Dimorphos representem uma ameaça ao nosso planeta, os resultados da missão DART fornecerão dados cruciais para cientistas e engenheiros desenvolverem planos de defesa planetária. A missão DART gerenciada pela NASA e pelo Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (JHUAPL), marca o primeiro teste de defesa planetária. Você pode assistir ao impacto do asteroide pela nave DART ao vivo online a partir das 18h00 em nosso canal no Youtube!


AO VIVO: Impacto da nave DART com Asteroide Didymos 2

A nossa transmissão ao vivo terá início às 18h00 pelo horário de Brasília (21:00 pelo horário internacional).


Para participar do bate-papo ao vivo, clique no vídeo para ser redirecionado(a) ao Youtube. Aproveite para se inscrever em nosso canal! Ative o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo novo.


Um momento histórico

"Este é um momento emocionante, não apenas para a agência [NASA], mas na história espacial e na história da humanidade, francamente", disse Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da NASA, em entrevista coletiva realizada na quinta-feira (22 de setembro). "Esta demonstração é extremamente importante para o nosso futuro aqui na Terra."

A nave DART foi lançada no topo de um foguete da SpaceX, um Falcon 9 em 23 de novembro de 2021 e, desde então, percorreu 11 milhões de quilômetros até Didymos e Dimorphos.

65803 Didymos - Imagens de radar feitas pelo observatório do Arecibo em Porto Rico
Imagens de radar do asteroide 65803 Didymos feitas pelo observatório do Arecibo em Porto Rico.
Créditos: Arecibo Observatory / divulgação

À medida que DART se aproxima de Dimorphos, ela usará seu único instrumento, o DRACO (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation) para navegar de forma autônoma até sua zona de impacto. Considerando que os cientistas estimam que o Dimorphos tem um diâmetro de apenas 170 metros, isso não é uma tarefa fácil.

"Dimorphos é um pequeno asteroide", disse Tom Statler, cientista do programa da missão na NASA, durante a entrevista coletiva. "Nós nunca vimos isso de perto, não sabemos como é, não sabemos qual é a forma. E isso é apenas uma das coisas que leva aos desafios técnicos de DART. Atingir um asteroide é uma coisa difícil de se fazer."

Para contextualizar, Elena Adams, engenheira de sistemas de missão DART da JHUAPL, disse que DRACO não identificará Dimorphos até cerca de uma hora antes do impacto, quando será apenas um pixel no campo de visão de DRACO. "A três minutos antes do impacto, dois minutos antes do impacto, teremos 42 pixels de tamanho", disse Adams durante a coletiva de imprensa.


A NASA espera que a câmera DRACO transmita para a Terra uma imagem por segundo à medida que se aproxima de Dimorphos a uma velocidade de 6,6 km/s - ou 23.760 km/h. A agência transmitirá essas imagens ao público em tempo real em um fluxo dedicado. A NASA transmitirá simultaneamente cobertura adicional ao vivo do evento. Em nosso canal no Youtube você acompanha cada detalhe.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
26/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário