Asteroide rasante se aproxima da Terra sem ser detectado

asteroide rasante se aproxima da Terra sem ser detectado

Cada vez mais, asteroides menores estão sendo descobertos, porém alguns só são vistos depois de um belo rasante com o nosso planeta

Um asteroide acaba de fazer uma das maiores (se não a maior) aproximação com a Terra do ano de 2022. Intitulado 2022 SK4 esse asteroide passou a cerca de 3% da distância da Lua - um verdadeiro rasante com o nosso planeta.


Classificado como NEO (Objeto Próximo da Terra), o asteroide 2022 SK4 chegou a apenas 14.863 km do centro do nosso planeta. Como comparação, o raio da Terra é de 6.300 km. Isso significa que esse asteroide passou a menos de 9.000 km da superfície do nosso planeta. Para se ter uma ideia, os satélites geoestacionários orbitam a Terra a 36.000 km.


O perigeu (máxima aproximação com a Terra) do asteroide 2022 SK4 ocorreu no dia 19 de setembro às 21:39 UTC (18h39 pelo horário de Brasília), mas ele só foi descoberto no dia seguinte pelo Observatório SONEAR, em Minas Gerais.


Apesar de ainda haver uma incerteza média sobre sua trajetória, tudo indica que não houve colisão com o nosso planeta. Até o momento foram 18 observações oficias para calcular sua trajetória.

Com um diâmetro estimado em 3,5 metros, se colidisse com o nosso planeta, o asteroide 2022 SK4 resultaria numa belíssima bola de fogo nos céus, e talvez alguns meteoritos pequenos chegariam até a superfície.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
05/10/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário