Asteroide de 740 metros vai fazer sua máxima aproximação com a Terra

Asteroide de 740 metros vai fazer sua máxima aproximação com a Terra

Um asteroide recém descoberto que pode ter até cerca de 740 metros de diâmetro está prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra

No dia 12 de setembro o telescópio Pan-STARRS 2, localizado no Havaí, descobriu uma rocha espacial um pouco diferente da grande maioria, não apenas pelo seu tamanho mas também por sua trajetória que o coloca muito próximo do nosso planeta.


Intitulado 2022 RM4, o asteroide pode ter até cerca de 740 metros de diâmetro (com tamanho mínimo de 443 metros de diâmetro). No dia 1° de novembro vai fazer sua máxima aproximação com a Terra, chegando a pouco menos de 6x a distância da Lua.

No dia 05 de outubro, novas observações feitas com o Observatório Steward da Universidade do Arizona confirmaram a trajetória do gigantesco asteroide 2022 RM4.


Com um tamanho que pode chegar a 740 metros de diâmetro, o asteroide 2022 RM4 se assemelha bastante ao asteroide Didymos que tem 780 metros de diâmetro, cuja missão DART da NASA colidiu com sua lua Dimorphos há alguns dias, no primeiro teste para desviar um asteroide de sua trajetória.

Classificado como NEO (Near Earth Object - Objeto Próximo da Terra) e PHA (Potentially Hazardous Asteroid - Asteroide Potencialmente Perigoso), o asteroide 2022 RM4 não oferece risco de colisão a Terra.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / SBDB / divulgação
07/10/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário