Veja o teste da catapulta gigante lançando foguete com carga da NASA

assista o teste da catapulta estilingue gigante que lança foguetes com carga para o espaço

A empresa SpinLaunch pretende fazer lançamentos orbitais para clientes até 2025

A startup norte-americana SpinLaunch se uniu à NASA e a vários outros parceiros para fazer um teste curioso e bizarro: lançar objetos com uma espécie de catapulta para ver se seria uma opção viável aos lançamentos de foguetes que hoje dependem de combustível.


A SpinLaunch completou seu décimo teste com sucesso usando seu "Acelerador Suborbital" no deserto do Novo México. Seu último lançamento, que você confere logo abaixo, foram lançadas várias cargas úteis de propriedade da NASA, Airbus, Cornell University e da empresa de satélites Outpost.

O objetivo principal dos testes foi de verificar se o sensível equipamento científico a bordo poderia sobreviver à intensa força G do Acelerador Suborbital.



Como funciona a catapulta para o espaço?

Esse sistema essencialmente gira o objeto a aproximadamente 8.046 km/h em uma centrífuga vertical de 12 metros de altura. Uma vez que o objeto está em alta velocidade, ele é arremessado para fora da chaminé do acelerador e lançado para o céu.


A carga útil da NASA apresentava uma Unidade de Aquisição de Dados (DAQ) equipada com uma série de sensores, incluindo dois acelerômetros, um giroscópio, um magnetômetro e sensores de pressão, temperatura e umidade. Após o pouso, o DAQ foi recuperado e os pesquisadores agora analisarão os dados coletados.

Em suma, a missão foi bem-sucedida, pois todo o equipamento resistiu à agitação de um lançamento de estilingue giratório.

"O Teste de Voo 10 representa um ponto de inflexão importante para a SpinLaunch, pois abrimos o sistema de Acelerador Suborbital externamente para nossos clientes, parceiros estratégicos e grupos de pesquisa", disse Jonathan Yaney, fundador e CEO da SpinLaunch, em comunicado.

SpinLaunch - estilingue de foguete

"Os dados e insights coletados nos testes de voo serão inestimáveis ​​para a SpinLaunch, à medida que avançamos no desenvolvimento do sistema de lançamento orbital, e para nossos clientes que nos procuram para fornecer acesso sustentável de baixo custo, e alta cadência para o espaço", acrescentou Yaney.

Este sistema inventivo para lançamentos de carga útil ainda não colocou um objeto em órbita, embora esse seja seu objetivo final. A empresa não divulgou nenhuma informação sobre a altitude deste último teste, mas em lançamentos anteriores os objetos chegaram a uma altitude de 7.620 metros!


Pode parecer um pouco de ambição lançar objetos em órbita usando um estilingue astronômico no deserto. No entanto, o novo método de lançamento da SpinLaunch possui uma clara vantagem, pois requer menos combustível e, por sua vez, custa muito mais barato.

Se tudo correr conforme o planejado, a start-up espera começar a oferecer lançamentos orbitais para clientes até 2025.


Imagens: (capa-SpinLaunch) / divulgação
10/10/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Antigamente, a indústria aeronáutica usava uma coisa chamada "canhão de frangos", que arremessava frangos contra aeronaves para determinar a resistência destas a impactos em voo com aves. Com 10.000 G, essa geringonça poderia ser usada pra tentar desviar asteroides, arremessando p0lytykos nestes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, foi o Pé de Ganso quem escreveu isso aí.

      Excluir
    2. NASA is testing a 5,000 mph catapult that launches items into space. The vehicle's G loads are one thing, but they will restrict the payload alternatives. This post is very informative and i also have some informative website Take My Exam For Me they are very helpful for students.

      Excluir