Raro alinhamento de planetas pode ser visto no mundo todo neste fim de ano!

Raro alinhamento de planetas pode ser visto no mundo todo neste fim de ano!

Entre os dias 23 e 31 de dezembro de 2022, os planetas estão dando um verdadeiro show nos céus do mundo todo!

A partir de hoje, dia 23 de dezembro de 2022, um raro alinhamento de planetas poderá ser visto nos céus de todo o Brasil e de todo o globo! Cinco planetas estarão visíveis até o dia 31 de dezembro de 2022 - uma forma fantástica de nos despedirmos do ano de 2022 que já está chegando ao fim.



Todos os planetas alinhados - como observar?

Não são necessários equipamentos astronômicos como binóculos ou telescópios: os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos à vista desarmada. É só olhar para o céu e desfrutar desse maravilhoso evento astronômico!

E como se não bastasse, a Lua se junta aos planetas neste belo alinhamento. Confira as datas:

  • 24/Dezembro - Lua ao lado de Mercúrio e Vênus
  • 26/Dezembro  - Lua estará ao lado de Saturno
  • 28 e 29 de Dezembro = Lua coladinha com Júpiter
  • 03 de Janeiro = Lua estará ao lado de Marte (mas não teremos Mercúrio e Vênus no céu em 2023)

Importante enfatizar: esse alinhamento de planetas só pode ser visto até o final do ano. Já no dia 01° de janeiro de 2023, Mercúrio não estará mais visível, apesar dos outros planetas continuarem visíveis no céu.

Uma coisa curiosa é que esse alinhamento inclui até mesmo os planetas Urano e Netuno, bem como o planeta anão Plutão - a diferença é que estes três não podem ser vistos no céu sem o auxílio de telescópios.


Não percam essa oportunidade única de observar tantos planetas ao mesmo tempo - uma bela forma de nos despedirmos do ano de 2022, e iniciar 2023 com o pé direito, afinal, já começaremos o ano novo com observações dos cometas C/2022 E3 (ZTF) e C/2017 K2 (PanSTARRS). Não percam!


Imagens: (capa-STELLARIUM) / divulgação
23/12/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário