Urgente: cometa C/2022 E3 prestes a passar muito perto da Terra - vai ser visto nos céus!

Urgente - cometa C-2022 E3 prestes a passar muito perto da Terra - vai ser visto nos céus

Se você nunca viu um cometa, agora é a chance! Está chegando o cometa C/2022 E3 (ZTF)

Vamos começar o ano de 2023 com chave de ouro, principalmente para os apaixonados pelo céu noturno. Se você nunca viu um cometa, chegou a sua hora!


Já no início de 2023 (entre janeiro, fevereiro e março) teremos a chance de observar o cometa C/2022 E3 nos céus, tanto do hemisfério norte quanto do hemisfério sul, porém, em momentos diferentes. De acordo com os astrônomos, o cometa C/2022 E3 (ZTF) ainda poderá ser visto sem binóculos ou telescópio, bastando olhar para o céu noturno.

Descoberto em 02 de março de 2022 pelo telescópio de 1,2 metro localizado em Palomar, Califórnia, do Zwicky Transient Facility, o cometa estava a a uma grande distância da Terra, a cerca de 4 UA (Unidades Astronômicas) - 1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol.

Mas ele está se aproximando.

Eliot Herman, Novo México em 17 setembro 2022
Cometa C/2022 E3 registrado por Eliot Herman, no Novo México, EUA, em 17 setembro 2022.
Créditos: Eliot Herman

No dia 13 de janeiro de 2023 o cometa C/2022 E3 passará a uma distância de 1,1 UA do Sol - esta será sua maior aproximação com a nossa estrela. E o melhor ainda está por vir...

No dia 02 de fevereiro de 2023, o cometa C/2022 E3 fará sua máxima aproximação com a Terra (perigeu) quando passará entre a órbita da Terra e de Marte, fazendo quase que um sobrevoo rasante com o nosso planeta a uma distância de apenas 0,29 UA da Terra - isso equivale a apenas 44 milhões de km de distância. É muito perto para um cometa!


E é neste momento que teremos a chance de observá-lo - cerca de 10 dias antes e 10 dias depois dessa máxima aproximação com a Terra.

Mas calma! Ele vai favorecer o hemisfério norte antes da máxima aproximação com a Terra, e nos dias seguintes, favorece o hemisfério sul, como mostramos no vídeo abaixo:


Diferente da maioria dos cometas que durante a máxima aproximação com a Terra tem sua observação difícil por conta da aproximação com o Sol, o cometa C/2022 E3 estará muito bem posicionado no lado noturno e assim, vai dar a chance de ser exaustivamente observado por nós, terráqueos.


E vale lembrar: apesar da grande aproximação com o nosso planeta, o cometa C/2022 E3 (ZTF) não tem chance de colisão com a Terra. Já contamos com mais de 3.000 observações oficiais e conhecemos bem sua trajetória. Será "apenas" um belo espetáculo nos céus.


Imagens: (capa-Eliot Herman) / Eliot Herman / divulgação
25/11/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário