Matusalém - A estrela que é mais antiga que o próprio Universo

Matusalém - A estrela que é mais antiga que o próprio Universo

O mistério da estrela HD 140283 - ela parece ter surgido antes do Big Bang!

Como explicar esse que é o maior mistério da ciência moderna?! A estrela HD 140283 é simplesmente mais antiga que o próprio Universo. Mas como isso é possível?! Não é à toa que a estrela HD 140283 foi apelidada de Matusalém - personagem bíblico que teria vivido mais de 900 anos.


Em 2000, a estrela HD 140283 que fica na direção da constelação de Libra, foi classificada como a estrela mais antiga do Universo. Ela foi observada pelo satélite Hiparcos da Agência Espacial Europeia (ESA). Porém, tem um detalhe que deixou os astrônomos de boca aberta: a estrela HD 140283 teve sua idade estimada em 16 bilhões de anos!


Como seria possível uma estrela ter 16 bilhões de anos se o Universo em si tem 13,8 bilhões de anos?


Mas como sabemos a idade do Universo?

A idade do Universo contada a partir do Big Bang (ponto em que a singularidade se expandiu em uma grande explosão formando tudo o que conhecemos hoje) é computada por 3 fatores:
  1. o afastamento das galáxias
  2. a abundância de elementos leves
  3. a radiação cósmica de fundo
Este último (a radiação cósmica de fundo) é responsável por 1% de tudo que nossos aparelhos eletrônicos captam.


Um grande mistério exige grandes observações

A estrela HD 140283, apelidada Matusalém, é observada há mais de 100 anos. O que comprova a idade da estrela Matusalém é que trata-se de uma estrela pobre em ferro (de uma época que o Universo não tinha abundância de elementos pesados) e pobre em oxigênio (pelos mesmos motivos).

Estrela HD 140283 registrada pelo Telescópio Espacial Hubble - ESA
Estrela HD 140283 registrada pelo Telescópio Espacial Hubble em 2013.
Créditos: ESA / HST / divulgação

Para analisar com precisão e tentar entender o porque de uma estrela ser mais antiga que o próprio Universo, o astrônomo Howard Bond, da Universidade Estadual da Pensilvânia, estudou a estrela HD 140283 através do Fine Guidance Sensor do Telescópio Espacial Hubble.

Os dados coletados de 2003 à 2011 ajudaram Howard Bond a estudar a posição e a distância da estrela com precisão através da paralaxe, bem como sua energia liberada através de espectroscopia e fotometria.


Com isso foi possível estimar a idade da estrela HD 140283 com mais precisão: 14,46 bilhões de anos. Ainda assim, Matusalém continua sendo mais antiga que o Universo.


Temos que adaptar

Os astrônomos não podiam explicar o que estava acontecendo. Para que a idade da estrela pudesse bater com os dados cosmológicos atuais, a janela de erro da idade da estrela foi ampliada ao máximo possível.

"Em outras palavras, a idade da estrela mais bem suportada entra em conflito com a idade do Universo, e o conflito só pode ser resolvido empurrando as barras de erro para seus limites extremos", disse Robert Matthews, físico da Aston University, em Birmingham, Reino Unido.

Gráfico mostra a linha do tempo do Universo baseada na teoria do Big Bang e nos modelos de expansão - NASA - WMAP
Gráfico mostra a linha do tempo do Universo baseada na teoria do Big Bang e nos modelos de expansão.
Créditos: NASA / WMAP

Novos estudos de 2014 estimaram uma nova idade para a estrela HD 140283: 14,27 bilhões de anos. Sim, ainda mais antiga que o Universo, isso precisava urgente de uma correção.

O último estudo sobre a idade da estrela Matusalém lançado em maio 2021 (com uma janela enorme de erro e considerando mudanças na vida das estrelas) estimou a estrela HD 140283 em 12 bilhões de anos. Agora sim bate com a idade do Universo! Mas calma - tudo ficou complicado, pois junto com isso surgiram dúvidas sobre a real idade do Universo.


Sim. O novo problema surgiu após medições da radiação cósmica de fundo feitas com o Telescópio Espacial Europeu Planck - o Universo pode ter apenas 11,4 bilhões de anos.

A taxa de expansão do Universo que era de 67,4 km/s por mega parsec agora parece ser de 73 ou 74 km/s por mega parsec. Com uma taxa de expansão mais acelerada, essa expansão então começou antes do que se pensava, dando ao Universo uma idade mais jovem do que pensávamos. Quem está por trás desse estudo é Adam Riess, prêmio Nobel e professor do Insituto de Ciência de Baltimore, em Maryland, nos EUA.

Conclusão: se o Universo realmente tiver 11,4 bilhões de anos, então a estrela Matusalém continua sendo mais antiga do que tudo que conhecemos - mais antiga até do que o próprio Universo.

De qualquer forma, Matusalém se mantém como a estrela mais antiga do Universo, e continua como um dos maiores mistérios da ciência. Será que ela surgiu antes mesmo do Big Bang acontecer? Mas como isso seria possível?!



Imagens: (capa-ESA) / ESA / HST / NASA / WMAP / divulgação
10/01/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. A teoria do Big Bang, só está 50% correta.

    ResponderExcluir
  2. Capturada de outro universo? Uma estrela errante interuniversal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido muito, por que uma estrela de outro universo estaria logo ali? E só ela e mais nenhuma?
      É mais provável que os cientistas tenha se equivocado ou tenham que revisar seus cálculos e teorias.

      Excluir
    2. Anônimo do ChatGPT.

      Excluir
  3. Tenta fazer essa IA conversar com o Ed o Robô, você pode conseguir algumas risadas.

    ResponderExcluir