Urgente - Planeta que pode abrigar vida acaba de ser confirmado - o 2° de seu sistema

Urgente - Planeta que pode abrigar vida acaba de ser confirmado - o 2° de seu sistema

Conheçam TOI-700e - o 2° exoplaneta de seu sistema na zona habitável onde a água pode existir no estado líquido em sua superfície

Os astrônomos acabam de confirmar a descoberta de um 4° planeta que orbita a estrela TOI-700 - e o segundo deste sistema que está na zona habitável onde a água líquida pode existir em sua superfície.


A descoberta, apresentada no 241° Encontro da Sociedade Americana de Astronomia, revela o exoplaneta TOI-700e, que está no limite interno da zona habitável de sua estrela. Ele tem 95% do tamanho da Terra, e tudo indica se tratar de um planeta rochoso. Ele leva 28 dias terrestres para completar uma volta em torno de sua estrela. Outro detalhe importante: ele tem rotação sincronizada, o que significa que um lado do planeta TOI-700e está eternamente virado para a estrela, enquanto o outro experimenta uma noite sem fim.


Seu irmão mais próximo, o exoplaneta TOI-700 d já era conhecido pelos cientistas, e também está na zona habitável. Seu tamanho é 20% maior que o da Terra, e ele leva 37 dias para completar uma volta em torno de sua estrela.


A vida pode estar lá

A estrela TOI-700 está localizada na direção da constelação de Dorado, a uma distância de 100 anos-luz da Terra. TOI-700 é uma anã vermelha bastante estável, o que deixa os astrônomos empolgados, pois favorece o surgimento e evolução da vida em seus planetas.

Ilustração artística do exoplaneta TOI-700 e
Ilustração artística do exoplaneta TOI-700 e.
Créditos: NASA / divulgação

O observatório TESS (Transiting Exoplanet Survey) monitora a queda de brilho das estrelas a fim de detectar a presença de planetas ao redor delas.

lançado em abril de 2018, TESS já descobriu mais de 6.000 candidatos a exoplanetas, que aguardam confirmação, sendo que 285 exoplanetas já foram confirmados, incluindo os quatro planetas em torno da estrela TOI-700.


O observatório TESS atualmente está em sua missão estendida até outubro de 2024.

Os astrônomos irão utilizar o observatório TESS em breve para estudar melhor os exoplanetas TOI-700d e TOI-700e. O VLT, no Chile, com o instrumento ESPRESSO, já está analisando os exoplanetas em questão.

O Telescópio Espacial Hubble também irá analisar as emissões em ultravioleta da estrela TOI-700, para confirmar sua estabilidade, o que é uma ótima notícia para as chances da vida existir em TOI-700d e TOI-700e.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
12/01/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário