Novo planeta alienígena está produzindo energia em seu interior

Novo planeta alienígena está produzindo energia em seu interior

O exoplaneta HD 206893 c não pode ser considerado como um "planeta", nem como estrela ou anã marrom

Um "exoplaneta" descoberto e confirmado (inclusive por fotografia direta) não é um planeta normal - ele produz energia, provavelmente através de fusão nuclear!


Uma equipe internacional de astrônomos liderada pelo professor Sasha Hinkley da Universidade de Exeter, na Inglaterra, confirmou a descoberta de um planeta que não é bem um planeta.

Com 13 vezes a massa de Júpiter, o exoplaneta HD 206893 c orbita uma estrela que fica a 130 anos-luz de distância, entre as constelações de Capricórnio e Aquário. Passando de tempos em tempos pela zona habitável de sua estrela, este objeto não se comporta e não pode ser classificado como um planeta, e nem com uma estrela. Ele não pode sequer ser classificado como uma anã marrom - objeto que tem muita massa para ser considerado planeta, porém pouca massa para iniciar a fusão nuclear.

Imagem direta do exoplaneta HD 206893 b feita pelo VLT no Chile
Imagem direta do exoplaneta HD 206893 b feita pelo VLT no Chile.
Créditos: ESO / ESA / VLT

A descoberta foi feita utilizando o Observatório GAIA e confirmada diretamente com o Very Large Telescope (VLT), no Chile.


O VLT percebeu alteração de luminosidade no exoplaneta HD 206893 c, e a explicação mais plausível é de que, por conta de sua massa, ele esteja tendo uma reação nuclear em seu interior a partir do deutério - um isótopo do hidrogênio.

Apesar de não ser um planeta propriamente dito, nem estrela e nem anã marrom, esse objeto é realmente intrigante, e vai ajudar os astrônomos a entender melhor qual é o limite que separa e define esses objetos.



Imagens: (capa-ilustração/NASA) / ESO / ESA / VLT / divulgação
19/01/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Isso é uma estrela que faltou material para ficar pronta..

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que seja um tipo de anã-escura atípica muito fraca já nos seu estágio final de resfriamento.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que deve ser Eternia, o planeta do He-Man.

    ResponderExcluir