Algo incomum está acontecendo com o cometa C/2022 E3 (ZTF)

Algo incomum está acontecendo com o cometa C/2022 E3 (ZTF)

Evento raro é observado nas últimas horas pelo astrônomo amador austríaco Michael Jager

Observadores de todo o mundo estão de olho no cometa C/2022 E3 (ZTF) - a grande bola da vez, e a grande promessa para o início de 2023. No entanto, fomos todos surpreendidos por um evento incomum, observado nas últimas horas pelo astrofotógrafo e astrônomo amador austríaco Michael Jager.


O registro feito no dia 17 de janeiro de 2023 mostra uma parte da cauda do cometa sendo quebrada pelo Sol.

Cometa C-2022 E3 - Michael Jagger
Cometa C/2022 E3 registrado em 17 de janeiro de 2023 por Michael Jager.
Créditos: Michael Jager / divulgação

Sim! O Sol com suas recentes Ejeções de Massa Coronal acaba por quebrar a cauda do cometa ZTF, causando a chamada desconexão de cauda.

O fenômeno é raro, mas já foi observado outras vezes. O Cometa Leonard (C/2021 A1) já teve sua cauda quebrada por uma forte Ejeção de Massa Coronal e o Cometa Encke (2P/Encke) em abril de 2007 teve sua cauda completamente decepada, como mostram registros feitos pelo observatório STEREO A da NASA.

No próximo dia 02 de fevereiro o cometa C/2022 E3 fará sua máxima aproximação com a Terra, e com isso, seu brilho deve aumentar significativamente, o que deve torná-lo visível sem o auxílio de telescópios ou binóculos.

Em breve teremos transmissão ao vivo mostrando o cometa C/2022 E3 (ZTF) em tempo real a partir de telescópios, diretamente de São Paulo. Não percam!



Imagens: (capa-Michael Jager) / Michael Jager / divulgação
18/01/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Ontem quinta feira 19/01/2023 ,meu filho eu,meu sobrinho e mais 3 amigos,fomos contemplados em ver o cometa C 2022 a olho nu,aqui em Rondonópolis MT,brasil,foi a coisa mais linda que ja vi na minha vida,aquela linda cauda verde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Qual localização no céu ele está sendo visto?

      Excluir
    2. "Ontem quinta feira 19/01/2023 ,meu filho eu,meu sobrinho e mais 3 amigos,fomos contemplados em ver o cometa C 2022 a olho nu,aqui em Rondonópolis MT,brasil,foi a coisa mais linda que ja vi na minha vida,aquela linda cauda verde" VC É MENTIROSO PRA CARAMBA, HEIN!

      Excluir
  2. O cometa ainda não está visível a olho nu, amigo. (Quando vê, o que ele viu foi um meteorito e confundiu. Não significa que seja um mentiroso).

    ResponderExcluir
  3. PESSOAS LEIGAS EM ASTRONOMIA PODEM, MUITO BEM, CONFUNDIR UM METEORO COM UM COMETA. A DIFERENÇA MAIS IMPORTANTE É A VELOCIDADE NO DESLOCAMENTO. PELA DISTÂNCIA EM QUE SE ENCONTRAM DA TERRA, OS COMETAS PARECEM ESTAR ESTÁTICOS NO CÉU, ENQUANTO OS METEOROS SE DESLOCAM A GRANDE VELOCIDADE POIS ESTÃO SENDO ATRAÍDOS PELA GRAVIDADE DE NOSSO PLANETA, E AO ENTRAREM NA NOSSA ATMOSFERA, O ATRITO DELES COM O AR AINDA RAREFEITO, PROVOCA O AQUECIMENTO QUE PODE LEVAR À DESINTEGRAÇÃO TOTAL DO METEORO,CASO SEJA PEQUENO, E DEIXAM UM RASTRO DE LUMINOSIDADE. . SE MAIOR ELE PODE CAIR NA SUPERFÍCIE DA TERRA E CAUSAR DESASTRES CASO A QUEDA SE DÊ EM UMA ÁREA HABITADA, FELIZMENTE ISTO AINDA NÃO OCORREU EM NOSSA ÉPOCA. MAS JÁ TIVEMOS QUEDAS DE METEOROS EM ERAS PASSADAS QUE PROVOCARAM MODIFICAÇÕES IMPORTANTES EM TODA A SUPERFÍCIE DO NOSSO PLANETA. NÃO VOU ME ESTENDER EM MUITAS EXPLICAÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ter continuado com as explicações porque estava indo bem, só sugeriria desativar o CAPS LOCK para ser mais de boa.

      Excluir