Aconteceu um rasante absurdo com o Sol do cometa 96P/Machholz

Aconteceu um rasante absurdo com o Sol do cometa 96P-Machholz

Cometa incomum pode inclusive não pertencer ao Sistema Solar

O cometa 96P/Machholz é envolto por mistérios - ele tem uma órbita estranhamente inclinada, uma composição que aponta se tratar de um objeto de outro sistema solar e agora, ele está fazendo sua maior aproximação com o Sol! Todos os olhos estão voltados para o cometa 96P/Machholz, e ao que tudo indica, este cometa de 6 km de diâmetro está seguindo firme e forte, resistindo ao ambiente hostil e quente em torno da nossa estrela, o Sol.


Neste vídeo em timelapse podemos ver a grande aproximação do cometa 96P/Machholz com o Sol entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2023! Ele está cerca de 3x mais próximo do Sol do que Mercúrio!


As imagens foram feitas pelo coronógrafo Lasco C3 do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO). O cometa 96P/Machholz passou neste dia 31 de janeiro de 2023 a apenas 0,12 UA (Unidades Astronômicas) do Sol - cerca de 3x mais próximo do Sol do que Mercúrio.


Apesar de não poder ser visto da Terra por conta de sua proximidade com o Sol, o cometa 96P/Machholz está neste momento explodindo em brilho, não apenas pelo seu tamanho e pela grande aproximação com a nossa estrela, mas sobretudo por conta do fenômeno chamado Dispersão Dianteira. Isso ocorre quando um cometa está posicionado entre a Terra e o Sol, fazendo com que a luz da nossa estrela seja dispersada pelo gás e pela poeira do cometa.

O cometa 96P/Machholz é responsável por chuvas de meteoros, como a Quadrântidas e a Arietidas. De todos os cometas de curto período, 96P/Machholz é o que mais se aproxima do Sol. Ele completa uma órbita em torno da nossa estrela a cada 5,3 anos.

E não se esqueçam! Está chegando o momento de observar o Cometa Verde - C/2022 E3 ZTF. Além disso, o cometa C/2017 K2 (PanSTARRS) também está na área! Parece que os cometas decidiram aparecer, todos ao mesmo tempo, e cada um de uma forma. Vamos aproveitar esse momento único!


Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / NASA / ESA / divulgação
31/01/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário