Terra vai atravessar nuvem de detritos de cometa hoje 20 de março de 2023 - outburst do cometa P/2016 BA14

Terra vai atravessar nuvem de detritos de cometa hoje 20 de março de 2023 - outburst do cometa P/2016 BA14

Fiquem de olho no céu pois um breve espetáculo pode estar com os minutos contados

Um outburst - pico inesperado de meteoros - é estimado para acontecer hoje, 20 de março de 2023, visível apenas da América do Sul. Um cometa raro passou por aqui, e deixou uma nuvem de detritos que o nosso planeta está prestes a se encontrar.


O cometa intitulado P/2016 BA14 (PanSTARRS) é raro - um dos 120 Cometas Próximos da Terra dos 31.600 Objetos Próximos da Terra. Quando descoberto em janeiro de 2016, acreditava-se tratar de um asteroide. Mais tarde, o astrônomo russo Denis Denisenko percebeu similaridades entre as órbitas do cometa P/2016 BA14 (PanSTARRS) e do cometa 252P/LINEAR.

Observações adicionais dos astrônomos Michael Kelley e Matthew Knight com o telescópio Discovery Channel do Observatório Lowell, confirmaram que o asteroide era na verdade um cometa - agora intitulado P/2016 BA14. E ele fez um grande rasante por aqui.


Em março de 2016, o cometa P/2016 BA14 fez a segunda maior aproximação de um cometa com a Terra da história, chegando a apenas 3,4 milhões de km da Terra. O único cometa que se aproximou mais do nosso planeta foi o D/1770 L1 (Lexell) em 1770, quando chegou a apenas 2,2 milhões de km de distância.

Com isso, sabendo que o objeto é um cometa e não um asteroide, ele deixou uma nuvem de detritos (comum dos cometas), e a Terra passará por essa esteira de detritos hoje, podendo produzir uma chuva de meteoros inesperada.


Peter Jenniskens, Jérémie Vaubaillon e Mikhail Maslov previram um outburst do cometa 252P/LINEAR para 2016. Regina Rudawska previu portanto um outburst do cometa P/2016 BA14 para 2018, mas este não aconteceu.

Agora, uma nova previsão feita a partir de modelos de computador por Jérémie Vaubaillon, do Observatório de Paris, prevê que o nosso planeta passará por essa região de fragmentos do cometa P/2016 BA14 no dia 21 de março entre 00:00 e 04:00 da madrugada pelo horário internacional. Convertendo para o horário de Brasília, o horário estabelecido é para o dia 20 de março de 2023 entre 21h00 e 01h00 da madrugada.

Olhe na direção sudoeste, próximo à estrela Canopus. Os meteoros devem ser lentos, com velocidade média de 17 km/s, e por conta do radiante, poderão ser vistos apenas no hemisfério sul.


Não utilize telescópios ou binóculos - o melhor é visto apenas olhando para o céu. Evite qualquer iluminação que possa ofuscar a sua visão.

Não se sabe quantos meteoros podemos ver nesta noite (dezenas? centenas?), e se realmente iremos observar algum. mas não podemos perder essa chance. Estaremos ao vivo em nosso canal no YouTube - live também estará disponível logo abaixo:


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
20/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Amazing, Your blogs are really good and informative. I got a lots of useful information in your blogs é estimado para acontecer hoje, 20 de março de 2023, visível apenas da América do Sul. Um cometa raro passou por aqui, e deixou uma nuvem de detritos que o nosso planeta está prestes a se encontrar. semi truck accident attorney. It is very great and useful to all. Keeps sharing more useful blogs...

    ResponderExcluir
  2. Earth will come into contact with a comet P/2016 BA14 debris cloud on March 20, 2023, which could cause an eruption. This celestial phenomena, which offers a unique show of cosmic proportions, is sure to enthrall skywatchers and astronomers alike. During the planet's passage through this celestial debris, fans may expect a more intense meteor shower, which might light up the night sky with a burst of shooting stars. This cosmic encounter gives those who look up a moment of amazement and wonder while serving as a reminder of the dynamic and interrelated nature of our solar system.
    northern virginia personal injury attorney

    ResponderExcluir
  3. tickets, reckless driving accusations, and other traffic violations hanging over your head, you need a qualified legal attorney who not only understands traffic laws but also exudes confidence in court. Look no farther than our skilled team of traffic lawyers, who are committed to preserving your driving privileges and protecting your rights.traffic lawyer alexandria va

    ResponderExcluir