Lua sofre impacto e astrônomo japonês grava momento em que um meteorito caiu na Lua

Lua sofre impacto e astrônomo japonês grava momento em que um meteorito caiu na Lua

O flash de impacto na Lua foi tão potente que pôde ser visto daqui da Terra

O astrônomo japonês Daichi Fujii, curador do museu Hiratsuka, registrou o flash de impacto de um pequeno asteroide na superfície da Lua. A colisão aconteceu às 20:14:30 pelo horário local do Japão, no dia 23 de fevereiro de 2023.


O impacto lunar foi registrado ainda por um segundo telescópio, confirmando a queda do asteroide na superfície lunar.

Foi estimado que uma cratera de aproximadamente 12 metros foi criada pelo impacto. É possível que as sondas lunares Lunares Reconnassaince Orbiter (LRO) da NASA e Chandrayaan 2 da Índia tenham registrado o fenômeno, e os cientistas deverão verificar o banco de dados de imagens.



Os impactos lunares são diferentes

O planeta Terra tem uma atmosfera que até certo ponto, nos protege de impactos de pequenos asteroides e meteoroides, diferente da Lua que não conta com atmosfera (a não ser uma camada muito tênue).

Com isso, qualquer objeto que esteja em rota de colisão com a Lua vai chegar livremente à sua superfície, colidir e criar uma cratera de impacto.

Para cada 20 impactos lunares que criam crateras na superfície da Lua, apenas 1 acontece na Terra.

O flash que vemos, portanto, não é igual ao flash de um meteoro muito brilhante quando um objeto entra na atmosfera da Terra. O brilho na Lua é criado justamente no momento em que a colisão acontece - na formação da cratera em si.

Estudar os flashes de impacto na Lua é importante para conhecermos melhor a população de meteoroides e pequenos asteroides que passam pelas cercanias do nosso planeta Terra.


Imagens: (capa-Daichi Fujii) / Daichi Fujii / divulgação
14/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. In New Jersey, the divorce process entails the filing of a complaint that covers matters including child custody, property distribution, and alimony. Final arrangements are decided by the court, and the process may involve mediation.
    new jersey divorce

    ResponderExcluir