Espiral brilhante surge no céu do Alasca - o que foi isso?!

Espiral brilhante surge no céu do Alasca - o que foi isso

O fenômeno foi visto por um caçador de auroras que ficou intrigado com o caso

Imagine você estar observando as belíssimas auroras polares e repentinamente, vê uma espiral brilhante surgindo no céu?!


Pois foi exatamente isso que aconteceu no Alasca neste fim de semana.

A câmera all-sky da Universidade do Alasca registrou a espiral brilhante e gigantesca passando pelo céu repleto de auroras - uma visão magnífica e intrigante que teve duração de aproximadamente 7 minutos.


O astrofotógrafo e caçador de auroras Todd Salat disse que já viu muita coisa, mas que não estava preparado para ver isso no último dia 15 de abril.

"Fiquei totalmente surpreso e perplexo quando vi pela primeira vez uma luz brilhante distante vindo em minha direção do horizonte norte", disse Salat. "No começo eu pensei que era um avião a jato voando por entre algumas nuvens. Então ele assumiu a forma de espiral e cresceu rápido!"

Espiral fotografada por Todd Salat - caçador de auroras - no Alasca em 15 de abril de 2023
Espiral fotografada por Todd Salat - caçador de auroras - no Alasca em 15 de abril de 2023.
Créditos: Todd Salat / divulgação


O que explica essa espiral no céu do Alasca?

Na verdade o que estamos vendo é uma espiral da SpaceX. Não - Elon Musk (pelo menos ainda) não criou um logo para projetar no céu ao estilo do Batman. Na verdade, essa espiral é o resultado de um estágio do foguete Falcon 9.

Três horas antes do avistamento da espiral no céu, às 06:48 UTC do dia 15 de abril, um foguete Falcon 9 foi lançado a partir da base de Vandenberg, carregando 51 satélites para a órbita da Terra.


O estágio superior quando é descartado ainda possui sobra de combustível. Ao cair, basta um leve movimento de rotação para produzir a espiral brilhante.

Já tivemos outros casos parecidos, como aquela espiral vista em Mauna Kea no Havaí. A explicação é a mesa: uma espiral criada pela sobra de combustível de um estágio de foguete em queda.

Com o aumento de lançamentos de foguetes, a tendência é de que novas espirais surjam no céu, cada vez com mais frequência.


Imagens: (capa-Todd Salat) / Univ. Alasca / Todd Salat / divulgação
18/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário