Um sinal de rádio diferente de tudo que já vimos está vindo de um planeta rochoso próximo daqui

Um sinal de rádio diferente de tudo que já vimos está vindo de um planeta rochoso próximo daqui

O exoplaneta YZ Ceti b está chamando a atenção dos astrônomos - existe vida por lá?

Um sinal de rádio muito diferente de tudo que já vimos foi identificado no céu, e sua origem chamou a atenção - um exoplaneta rochoso que orbita uma estrela relativamente próxima da Terra.


O sistema YZ Ceti tem 3 planetas confirmados, e um deles, o YZ Ceti b é rochoso. Ele está refletindo um sinal de rádio que o cientistas nunca viram antes. Mas o que isso significa?

Quando falamos em sinais de rádio vindos de outros sistemas, logo pensamos em algum tipo de contato de uma possível civilização avançada, mas o que foi visto dessa vez é diferente.

O sinal que está vindo do exoplaneta YZ Ceti b é um sinal de rádio que está sendo refletido por ele, mas que foi emitido por sua estrela anã vermelha.

Ilustração artística do exoplaneta YZ Ceti b refletindo as ondas de rádio de sua estrela
Ilustração artística do exoplaneta YZ Ceti b refletindo as ondas de rádio de sua estrela com seu campo magnético.
Créditos: NASA / divulgação

De acordo com os cientistas, apenas planetas com campo magnético são esperados para refletir sinais de rádio de sua estrela dessa forma. Portanto, o exoplaneta YZ Ceti b parece ter uma magnetosfera que o protegeria contra a radiação de sua estrela.

Para que um planeta tenha vida como conhecemos, não basta ele estar na zona habitável de sua estrela para que a água líquida possa existir em sua superfície - ele precisa também ter um campo magnético para proteger essa água e sua atmosfera. YZ Ceti b parece ter essa campo magnético protetor.


Infelizmente, YZ Ceti b não está na zona habitável, o que não impossibilita completamente a existência de vida por lá, mas dificulta e muito.

Descobrir um campo magnético em um planeta rochoso distante é empolgante, pois apesar deste em específico não estar na zona habitável de sua estrela, futuras descobertas como essa podem trazer notícias intrigantes, sobretudo com grandes telescópios e antenas sendo inaugurados todos os anos.


Vamos vasculhar cada vez mais o céu noturno em busca de planetas que podem abrigar vida, e agora, sabendo como identificar se eles têm campo magnético pode ser ainda mais revelador.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / divulgação
04/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

13 comentários:

  1. Acho que deveriam cuidar do nosso planeta que é nossa casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos muitos atos brutos selvagens a serem reconhecidos e eliminados com a evolução e humanizar a terra planeta,pois todos somos passageiros e irmãos,a terra tem de ser olhada como um ser que tem vida nos sustenta .Cada item do Planeta Terra são importantes.evoluir e preciso,.A vida e um sistema dentro de outro sistema,.se desequilibra um sistema outro aí finaliza os demais.concepcao.

      Excluir
  2. Matéria interessante. Gosto de novidades do espaço.

    ResponderExcluir
  3. É a minha tá tá tá tá tá vó que fugiu do meu tá tá tá tá tá tá vô que era muito bravo.

    ResponderExcluir
  4. O pobo nao quer aceitar mas eles estao ai .

    ResponderExcluir
  5. Se preocupe com o nosso Brasil que está afundando em corrupção ao invés de se preocupar com estrelas e rádios piratas kkkkkkk o povo abre o olho

    ResponderExcluir
  6. Todo cientista se preocupa com a água para existir vida. Errado, seres adiantados não precisa de água nem de alimentação, pois pode se alimentar do próprio Ar

    ResponderExcluir
  7. This is one the best blog to know more information about planets and solar system. Keep sharing more good informative blogs. Fairfax DUI Lawyer

    ResponderExcluir
  8. abogado dui manassas va
    The discovery of a unique radio signal from a nearby rocky planet has sparked immense excitement in the scientific community. The implications are staggering, opening new avenues for exploration and potentially redefining our understanding of extraterrestrial communication. This discovery represents a significant leap forward in our quest to unravel the mysteries of the cosmos, highlighting the importance of continued exploration and discovery. The mysterious nature of the signal has captivated the public's imagination, challenging existing theories about celestial phenomena.

    ResponderExcluir
  9. Amazing, Your blogs are really good and informative. Quando falamos em sinais de rádio vindos de outros sistemas, logo pensamos em algum tipo de contato de uma possível civilização avançada, mas o que foi visto dessa vez é diferente abogados de accidentes de camiones comerciales. I got a lots of useful information in your blogs. It is very great and useful to all. Keeps sharing more useful blogs,.,.,.,.

    ResponderExcluir