Conheça os 4 astronautas que irão pra Lua na missão Artemis 2

Conheça os 4 astronautas que irão pra Lua na missão Artemis 2

Após mais de 50 anos o ser-humano vai voltar pra Lua (mais uma vez!)

A NASA anunciou hoje, 03 de abril, os nomes dos astronautas que irão visitar a Lua na missão Artemis 2, planejada para ser lançada até o final de 2024.


A seleção dos astronautas foi feita com base em 41 astronautas da ativa da NASA e 4 astronautas da CSA, a Agência Espacial Canadense.

O evento ocorreu em Ellington Field, em um centro de operações da NASA. E os astronautas selecionados foram:

  • Reid Wiseman, comandante
  • Victor Glover, piloto
  • Christina Koch, especialista
  • Jeremy Hansen, da agência espacial canadense
Astronautas da missão Artemis 2
Astronautas da missão Artemis 2. No centro temos Ried Wiseman (baixo) e Victor Glover (cima), à esquerda, Christina Kock, e à direita, Jeremy Hansen.
Créditos: NASA

Ried Wiseman tem 47 anos e será o comandante da missão. Ele já passou 165 dias no espaço a bordo da Estação Espacial Internacional. Ele foi chefe do Escritório de Astronautas da NASA entre 2020 e 2022.

Victor Glover será o piloto, tem 46 anos e já passou 167 dias no espaço a bordo da estação espacial internacional. Ele foi piloto da missão Crew-1, da SpaceX, e o 1º negro tripulante da ISS. Ele também será o 1º homem negro a visitar a Lua.


Christina Kock é especialista, tem 44 anos e se tornou a mulhr a passar o maior tempo no espaço em uma única missão quando permaneceu por 328 dias na estação espacial internacional. Ele tmba´me foi chefe da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA).

Jeremy Hansen é canadense, tem 47 anos e é integrante da Força Aérea Real do Canadá. Diferente dos outros tripulantes, Jeremy nunca foi ao espaço. A escolha de Jeremy Hansen para fazer parte da missão Artemis 2 é parte de um acordo entre EUA e Canadá, uma vez que o Canadá será responsável pela robótica em uma futura base lunar. Jeremy será a primeira pessoa não estadunidense a visitar a Lua.

A missão Artemis 2 está programada para ser lançada em 2024. Os astronautas serão enviados a bordo da cápsula Orion no topo do mega foguete SLS da NASA, e terá duração de 10 dias.


Vale ressaltar que os astronautas da missão Artemis 2 não irão pousar na Lua, mas sim orbitar, chegando a uma distância de 10.427 metro da superfície.


A missão Artemis 2 será um grande laboratório, onde os astronautas irão testar o sistema de navegação, suporte a vida, comunicação, etc...

O fim da missão será em um splash down no OCeano Pacífico. Este é um grande passo para o ser-humano pisar na Lua novamente na missão Artemis 3, e claro, para a futura chegada do ser-humano em Marte.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
03/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário