URGENTE: O Sol tá liberação radiação de forma preocupante - pico de raios gama nunca antes visto!

O Sol tá liberação radiação de forma preocupante - pico de raios gama nunca foi visto!

Cientistas detectaram um nível de radiação do tipo gama vindo do Sol - isso nunca foi visto antes!

Os raios solares estão a níveis preocupantes, de uma forma nunca antes vista. A radiação observada foi a radiação gama - o tipo mais extremo e energético do espectro eletromagnético. Nenhum físico previu que isso seria possível.


Utilizando o Observatório HAWC (High-Altitude Water Cherenkov), em Puebla no México, os cientistas detectaram um nível de radiação gama muito extremo. Sua origem? O Sol.

O observatório HAWC foi projetado para estudar os raios cósmicos através do efeito Cherenkov - quando partículas carregadas se movem acima da velocidade da luz.

Observatório HAWC em Puebla no México
Observatório HAWC em Puebla no México.
Créditos: divulgação

Para exemplificar de forma fácil, podemos pegar como exemplo a barreira do som - quando ela é superada ocorre o estampido sônico. Da mesma forma ocorre com a luz e qualquer radiação que ultrapasse a velocidade da luz - temos então o efeito Cherenkov.

Mas diferente do estampido sônico que gera uma anomalia no som, o efeito Cherenkov gera uma anomalia na radiação, e esse efeito produz um brilho fluorescente, comum em reatores nucleares.

Foram 6 anos de dados coletados para se chegar na conclusão de que era o Sol quem estava emitindo - e o nível de raios-gama produzido pela nossa estrela não está nada fraco.

Para se ter uma ideia, a radiação gama é medida a partir de 100 KeV (1.000 elétrons-volt) e pode chegar a 1 GeV (1 bilhão de elétrons-volt). Porém, o que o Sol está produzindo está na casa dos TeV (trilhão de elétrons-volt).

Os raios gama são ionizantes, ou seja, afetam as moléculas e o nosso DNA. De fato, é preocupante que o Sol esteja produzindo uma quantidade tão extrema de radiação gama, porém, não sabemos se isso era ou não normal, ou se isso seria algo normal de se acontecer de tempos em tempos. A única coisa que sabemos é: isso nunca foi visto antes.

Mas será que nunca vimos antes porque nunca aconteceu? Ou será que é porque apenas não tínhamos detectado antes? Se for a segunda opção, não precisamos nos preocupar. Por outro lado, se esse nível de radiação solar for realmente algo novo, aí sim nos deparamos com algo muito preocupante.

Por enquanto os cientistas não arriscam um palpite. No entanto, existem duas suspeitas para que isso esteja acontecendo.

A primeira suspeita seria o fato do nosso Sol estar sendo bombardeado por raios cósmicos, e isso seria um gatilho para a emissão de raios-gama.

Já a segunda opção é ainda mais exótica: o nosso Sol estaria absorvendo matéria escura e isso produziria raios-gama em grande escala.

Até agora, não sabemos ao certo, e podemos apenas aguardar os novos capítulos dessa grande descoberta.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
10/08/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Teoria fascinante esta do Sol estar absorvendo matéria escura. Isto sugere que a Terra e demais planetas do sistema estariam atravessando um campo de matéria escura. Que efeitos inusitados poderiam acontecer decorrentes deste encontro? Sendo a matéria escura uma espécie de ectoplasma cósmico ...

    ResponderExcluir
  2. Richard!!! Olha os caras injetando link no teu site! Não corra para as montanhas; solte os cães!!!

    ResponderExcluir