Aconteceu uma reação em cadeia no Sol - várias explosões simultâneas foram registradas [explosões sympathetic]

Aconteceu uma reação em cadeia no Sol - várias explosões simultâneas foram registradas [explosões sympathetic]


Diversas regiões ativas do Sol entraram em erupção de forma simultânea no dia 23 de abril às 03:30 - não, isso não foi uma coincidência, e acabamos de presenciar mais uma explosão do tipo "sympathetic".


Há algum tempo, explosões que ocorriam de forma simultânea no Sol eram vistas como meras coincidências, mas graças ao novo entendimento que temos no Sol, e a um estudo intitulado "Statistical Evidence for Sympathetic Flares", sabemos hoje que essas explosões ocorrem de forma praticamente simultânea, e estão sim conectadas.

Isso ocorre devido aos loops magnéticos do Sol. Regiões ativas podem ter linhas de campo magnético que se estendem até outras regiões ativas. Isso cria uma espécie de teia conectando 2 ou mais manchas solares. Quando uma entra em erupção com uma explosão de radiação, por exemplo, eletromagnetismo pode acabar viajando por uma dessas linhas que se conectam com outra região ativa, criando assim uma reação em cadeia onde duas ou mais manchas solares apresentam atividade com poucos minutos de diferença.

E foi exatamente isso que vimos em 4 regiões que aparentemente não estavam interligadas, porém todas elas entraram em erupção com poucos minutos de diferença.


Além disso, pequenos tiros rápidos foram lançados em forma de ejeção de massa coronal, e alguns desses componentes podem estar vindo na direção da Terra. Se essa for mesmo a situação que estamos vendo, podemos ter uma tempestade geomagnética de nível G1 ou G2 no dia 26 de abril. Será?!

Junte as erupções solares simultâneas ao fluxo de vento solar acelerado por conta de um buraco coronal que chega no mesmo dia 26, além de outra ejeção de massa coronal que pode pegar a Terra de raspão no mesmo dia, na próxima sexta-feira. Ficaremos de olhos bem abertos!


Imagens: (capa-SDO) / SDO / NASA / divulgação
24/04/2024


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário