Supervulcão acordou após explosão solar recorde X 8.8 - as provas estão aí! [Campi Flegrei]

Supervulcão acordou após explosão solar recorde X 8.8 - as provas estão aí!


No dia 14 de maio tivemos a maior explosão solar de radiação do ciclo solar 25. O flare solar ocorreu às 16h51 UTC e foi o maior desde 2017. A explosão solar de classe X 8.8 foi realmente forte, atingindo em cheio o lado diurno da Terra abrangendo as Américas do Norte, Central e do Sul, bem como Europa e noroeste da África.


Estudos mostram que tempestades de radiação produzidas pelo Sol são gatilho para terremotos e erupções vulcânicas, e que podemos notar um aumento nessas atividades aqui na Terra ao longo de ~11 dias após o flare solar.

De fato, terremotos incomuns ocorreram após a explosão solar do dia 14 de maio, com destaque para um abalo sísmico de magnitude 4.4 em Campi Flegrei - o supervulcão localizado na região de Campânia, em Nápoles, na Itália. Este é o maior terremoto na região de Campi Flegrei dos últimos 40 anos.

Dados do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália), Campi Flegrei está apresentando um enfraquecimento de sua caldeira e aumento de pressão desde dezembro de 2022. Talvez, reste apenas um gatilho para que o vulcão entre em erupção.

A última erupção de Campi Flegrei ocorreu em 1538, e esse terremoto de magnitude 4.4 ocorrido em 20 de maio - 6 dias após o flare de radiação solar recorde de classe X 8.8 - pode ser o sinal de uma forte erupção vulcânica em Campi Flegrei, o que seria catastrófico.

Vale ressaltar: estamos no pico do ciclo solar 25, e novas explosões de radiação bem como tempestades solares devem ocorrer de forma intensa até o final de 2025, aproximadamente.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
21/05/2024


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Foi um prazer comentar aqui com vocês.

    ResponderExcluir

  2. Comme Des Gorcans
    is a truly revolutionary brand in the fashion industry. Founded by the visionary Rei Kawakubo, it consistently challenges conventional fashion norms with its avant-garde designs and conceptual approach. The brand's influence extends beyond clothing, inspiring designers and artists globally. Comme des Garçons' unique ability to merge art and fashion makes it a standout icon, continually pushing the boundaries of creativity and innovation.

    ResponderExcluir